Em provas mais básicas, sejam elas em Faculdades, cursos técnicos, concursos públicos ou certificações de TI, existe um tipo de pergunta sobre o Endereçamento IPv4 e IPv6 que VOCÊ NÃO PODE ERRAR.
E se depender da gente NUNCA MAIS VAI ERRAR!!!
Nesse tipo de questão o examinador da prova quer saber se você sabe reconhecer no endereçamento IPv4 e/ou IPv6 se existem endereços válidos ou inválidos na sua escrita.
Veja, esse termo “endereço válido” quando falamos em endereçamento IPv4 ou IPv6 é um pouco “pegajoso”, pois um endereço IPv4 ou IPv6 válido pode significar um endereço que podemos utilizar em interfaces de rede.
Porém, aqui nesse artigo estamos nos referindo ao “formato da escrita” e não à finalidade do endereço IPv4 ou IPv6, ou seja, queremos saber se o endereço poderia existir seja onde for! Simples assim!
Veja dois exemplos desse tipo de exercício a seguir, tente resolver e anote sua resposta. No final do artigo vamos dizer quais alternativas são as corretas.
Se pedirem para você reconhecer um endereço IPv4 ou IPv6 como sendo possível de existir (independente de ser possível ou não utilizá-lo para endereçar um dispositivo) a dica abaixo é infalível!
- Endereçamento IPv4: temos apenas quatro algarismos em DECIMAL (separados por um “ponto”) que variam de zero a duzentos e cinquenta e cinco.
- Endereçamento IPv6: temos um máximo de 32 algarismos em Hexadecimal, separados de quatro em quatro por “dois pontos”, que variam de 0-9 e de A-F (0,1,2,3,4,5,6,7,8,9,A,B,C,D,E e F).
Portanto, se vier um IPv4 com um decimal “300” você já sabe que não vale, por exemplo, 300.10.1.1… E R R A D O!
Ou então se vier um endereço IPv6 com um “G” ou um “H” escrito nele também não vale! Por exemplo, 2001:ghb8:85a3:0000:0000:8a2e:0370:7334 ….
… olha o segundo conjunto de números em Hexa… E R R A D O!
Não existe IPv4 com “300” nele, nem IPv6 com “gh” nele!
Abaixo seguem as respostas das perguntas:
- IPv4: A
- IPv6: E
Se você gostou desse artigo e, principalmente achou útil, compartilhe com seus amigos e indique nosso blog nas suas redes sociais!
Obrigado e até a próxima!
2 Responses
Adorei sua didatica. Excelente. Nao do a minima a respeito de certificacao. Quero aprender e muito .
Valeu Agnaldo, é isso aí… mas mesmo assim fazer um curso como o CCNA vai te ajudar muito, mesmo que você não queira fazer a prova!