Nesse artigo vamos falar sobre alguns problemas que uma rede sem fio pode ter e dois deles vamos falar com mais detalhes, que são a perda no espaço livre e a absorção do sinal wireless.
Como o sinal de RF trafega em espaço aberto, ou seja, via ondas eletromagnéticas pelo ar, ele está sujeito a muito mais tipos de interferências, atenuações e problemas que um sinal elétrico que passa por um cabo UTP ou um sinal óptico através de um cabo de fibra.
Portanto, esse tópico é dedicado ao estudo dos principais problemas que um sinal sem fio enfrenta e suas consequências.
Basicamente os sinais sem fio estão sujeitos aos seguintes efeitos que podem atenuar (diminuir a potência do sinal), distorcer, interferir ou afetar as transmissões sem fio:
- Perda no espaço livre
- Absorção (Penetração)
- Reflexão
- Refração
- Espalhamento do sinal
- Propagação multicaminhos
Os problemas que serão apresentados a seguir causam distorções, atenuações, degradação e até em alguns casos o cancelamento do sinal na recepção.
Esses problemas podem ser avaliados e minimizados com o “site survey”.
O sitesurvey é uma visita técnica onde pessoas qualificadas irão analisar o ambiente inserindo APs de prova para coletar informações sobre o sinal e ao final do processo se tem um relatório com o posicionamento que cada AP deve ter para garantir o sinal na área de cobertura escolhida pelo administrador de redes.
Além do posicionamento, muitas vezes teremos também recomendações de tipos de antenas a serem utilizadas, potência dos equipamentos e demais requisitos para que o modelo de AP possa ser especificado.
Agora vamos falar mais sobre os dois problemas que citamos no começo do artigo.
Perda no Espaço Livre
Apenas parte da energia transmitida através das ondas eletromagnéticas é captada pela antena receptora, sendo que a perda é maior quanto maior for a distância percorrida pelo sinal.
Esta perda é denominada Perda no Espaço Livre ou Free Path Loss.
Nesse caso não estamos considerando nenhum anteparo entre o emissor e o receptor, por isso o nome “espaço livre”.
Depois veremos que ao inserir anteparos ou obstáculos outros problemas são adicionados à perda em espaço livre, causando mais atenuações e distorções no sinal original emitido pelo transmissor.
Imagine uma pedra jogada no meio de um lago sem ondulações, do ponto onde a pedra foi jogada para a margem as cristas das ondas vão ficando menores, ou seja, quanto mais perto de onde jogamos a pedra maior será a crista da onda ou sua amplitude.
Esta mesma analogia podemos fazer para as emissões de uma antena de um AP, quanto mais perto do AP mais forte será o sinal, ou seja, a onda eletromagnética emitida pelo AP diminui de potência à medida que nos afastamos dele.
Perda por Penetração ou Absorção
Quando um sinal atravessa um objeto, ou seja, um obstáculo entre a origem e destino da comunicação, este sinal sofre com uma redução do seu nível de potência (atenuação).
Esta perda da potência do sinal ao cruzar os objetos é chamada de perdas de penetração ou absorção.
A perda de penetração depende do material o qual compõe o objeto.
Obstáculos como paredes e janelas, por exemplo, apresentam valores diferentes de perdas de penetração.
Quanto mais metal estiver presente no obstáculo, maior será a perda por absorção.
Como Aprender Mais sobre Redes Sem Fio com a DlteC?
Esse artigo foi feito com base no curso Wireless LANs (Redes sem Fio).
Nesse treinamento você vai aprender os conceitos de funcionamento, tecnologias, principais problemas de transmitir em espaço aberto, tipos de redes sem fio e suas topologias, transmissão de dados em redes sem fio, padrões IEEE 802.11, princípios de segurança, como realizar um site survey e como aplicar tudo isso com um super exemplo prático (aula bônus).
Se você já é nosso assinante Premium basta acessar o Portal, ir no Menu cursos e ativá-lo para estudar.
Se você ainda não é assinante, por fazer um testdrive e conhecer alguns capítulos do curso sem compromisso, basta criar um usuário no Portal, ir no menu Cursos e ativar seu testdrive, simples assim.
Com isso finalizamos mais um artigo sobre redes sem fio e esperamos que seja útil.
Não esqueça que se você tiver dúvidas ou sugestões temos um campo para isso bem aqui no final do artigo, é só descer a página para ter acesso!
Obrigado e até uma próxima.
4 Responses
Em primeiro lugar eu agradeço, parabenizo e admiro o trabalho da DLTEC, pois o Brasil precisa de empresas e profissionais com qualidade e paixão pelo que faz. Também é importante mencionar que aprendi e estou aprendendo muito com o esse trabalho legal de vocês e muito mais do que em sala de aula, que deveriam ensinar assuntos importantes como os que são muito bem ensinados aqui porém muitas escolas e universidades sejam públicas ou particulares não o fazem, pois muitos dos professores se escondem atrás de um diploma, ou seja a maioria da muito mais valor ao título do que ao conhecimento, mas ainda bem que existem pessoas e empresas como a DLTEC para fazer a diferença e contribuir com a Educação Tecnológica e o Ensino Tecnológico no Brasil.
Muito obrigado pelo seu comentário!!! Fico muito feliz por saber que nossos conteúdos estão fazendo a diferença no mercado e principalmente na vida dos nossos alunos!!!
Eu tenho uma dúvida muito intrigante, Por que os polímeros (plásticos) não bloqueiam a onda eletromagnética completamente ?
Devido a sua densidade ser baixa para a onda eletromagnética.