Você já se perguntou o que aconteceu com o protocolo IP versão 5 ou Protocolo IPv5? Porque o pessoal que desenvolveu os protocolos de Internet pularam do IPv4 para IPv6?
Se você tem essa curiosidade chegou a hora de descobrir onde foi parar o IPv5!
Acredito que todo profissional, amante ou estudante de Redes de Computadores sabe que o IPv4 e o IPv6 são os únicos protocolos de Internet que existem atualmente, certo?
Além disso, sabemos que atualmente o protocolo dominante na Internet é ainda o IPv4, pois ele reina absoluto tanto na Internet como nas redes corporativas.
É claro que o IPv6 vem tomando cada vez mais espaço nas redes de computadores, tudo bem que a passos lentos, mas está sendo cada vez mais utilizado.
Estudos indicam que enquanto escrevo esse artigo, nos momentos de pico o IPv6 chega a ocupar 40% do tráfego da Internet.
Mas e o IPv5? Porque não ouvimos falar dele?
Na verdade nunca existiu um IPv5 no mundo real, mas mesmo assim esse valor foi reservado dentro do campo que traz a versão do protocolo (Ver ou Version), dentro do pacote IP, porém atualmente é um valor histórico apenas.
Embora exista uma versão IP com 5 atribuído como seu número, apenas duas versões do protocolo são realmente reconhecidas por seus números: IPv4 e IPv6.
Na verdade, o que chamamos de IPv5 é oficialmente conhecido como Internet Stream Protocol (ST).
James W. Forgie propôs pela primeira vez o Internet Stream Protocol em 1979 com o experimento da Internet Nota número 119 – IEN 119 (Internet Experiment Note number ).
Em 1990, o grupo de trabalho da rede revisou a nota com a RFC 1190.
O grupo introduziu o Internet Stream Protocol Versão 2 (ST2) “com base nos resultados de experimentos com a versão original e subsequentes solicitações, discussões e sugestões de melhorias.”
Então, o que é o protocolo Internet Stream?
Em termos simples, deveria ter sido um protocolo de transporte que transmitisse a fala humana pelas redes.
A segunda versão, ST2, foi projetada especificamente para transmitir videochamadas.
Nem ST nem ST2 foram implantados para uso público, pois ambos eram protocolos experimentais.
Basicamente, o ST / ST2 nunca foi pensado como uma alternativa ao IPv4, e também não foi um antecessor do IPv6.
No entanto, para distinguir os cabeçalhos de pacotes ST E IPv4, o IP Versão 5 foi incluído no cabeçalho do pacote ST.
Como resultado disso, os criadores da próxima versão do protocolo de internet implantável decidiram eliminar o elemento potencial de confusão e avançar para o IPv6.
Gostou do artigo? Indica nosso blog para seus amigos!
Tem Dúvidas? Usa o campo de perguntas que vamos responder com o maior prazer.