É de conhecimento geral que nos últimos vinte anos houve um grande aumento na quantidade e no tamanho das redes de computadores.
O problema é que esse crescimento não foi implementado de maneira ordenada pelos mais diversos fabricantes e fornecedores, ou seja, cada um implementava seu hardware e software da maneira que lhe fosse mais vantajoso.
O resultado é que essas redes de computadores eram incompatíveis umas com as outras. Isso trazia um enorme problema, tanto para os desenvolvedores de soluções quanto para os clientes (donos) dessas redes, que ficavam como que “reféns” de seus fornecedores.
Foi então que a ISO (a International Organization for Standardization) lançou em 1984 o modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection).
Como o próprio nome diz, esse modelo serve de referência para que os desenvolvedores programem redes que podem se comunicar e trabalhar independente do fabricante. O grande segredo é padronização e interoperabilidade.
Já o TCP/IP é uma pilha de protocolos que realmente foi implementada na prática e utilizada até os dias de hoje, porém precisamos conhecer ambos os modelos, pois os equipamentos de rede são classificados conforme o modelo de referência OSI, apesar do TCP/IP estar funcionando na prática e o OSI não! Isso porque tudo se iniciou com o modelo OSI, portanto ele acabou sendo um modelo teórico para os desenvolvedores e estudiosos.
Modelo OSI
O modelo OSI divide as funções da rede em sete camadas (numeradas de 01 a 07). Veja as camadas e seus respectivos nomes na figura a seguir.
A camada mais próxima ao usuário final é a sete (7), chamada de camada de aplicação. Já a camada um (1) ou física é a mais próxima do cabeamento ou da infraestrutura de redes. Cada camada possui uma estrutura própria, chamada PDU (Protocol Data Unit).
Essa divisão em camadas traz diversas vantagens, dentre elas:
• Decompõe as comunicações de rede em partes menores e mais simples.
• Padroniza os componentes de rede.
• Possibilita a comunicação entre diferentes tipos de hardware e de software de rede.
• Evita que as modificações em uma camada afetem as outras.
Cada uma das camadas deve fornecer seus serviços exclusivamente à camada imediatamente superior, e consequentemente a função de cada camada depende dos serviços da camada imediatamente inferior.
Camadas do Modelo OSI
A Camada-1 ou Camada Física do Modelo OSI trata da transmissão transparente de sequências de bits pelo meio físico, sendo a parte final da comunicação, ou seja, onde a transmissão pelo meio de comunicação realmente acontece.
Já a Camada de Enlace (Camada 2 do modelo OSI) tem a função de preparar os pacotes que vem da camada de rede para que eles possam ser enviados corretamente pelos diferentes tipos de meios físicos.
Esse processo é chamado enquadramento (framing), ou seja, ao pacote que está vindo da camada de rede serão inseridas informações de controle e será gerado um quadro (frame) de camada 2 apropriado para cada meio de transmissão que estiver sendo utilizado.
A camada 3 ou camada de Rede fornece o esquema de endereçamento lógico utilizado para identificar os dispositivos de maneira única dentro das diversas redes existentes e o roteamento.
A camada de transporte ou camada 4 desempenha outras importantes funções, tais como a segmentação dos dados (quebra os dados das camadas superiores em segmentos menores), controle de fluxo, transporte confiável de dados não importando o meio físico, etc.
A camada de sessão ou camada 5 do Modelo OSI tem a função de disponibilizar acessos remotos, estabelecendo serviços de segurança, verificando a identificação do usuário, sua senha de acesso e suas características, por exemplo, seus perfis de usuário.
A camada 6 ou camada de apresentação é responsável pelas transformações ou traduções adequadas nos dados antes do seu envio a camada de sessão, sendo que essas transformações podem ser referentes à compressão de textos, criptografia, conversão de padrões de terminais e arquivos para padrões de rede e vice-versa.
A camada 7 ou camada de aplicação é a mais superior e é responsável pela interface com as aplicações dos computadores (hosts), ou seja, a camada de aplicação tem a função de dar acesso à rede aos aplicativos dos usuários que estão instalados nos computadores.
TCP/IP
Apesar do modelo OSI ser a referência para as redes e toda sua nomenclatura, a arquitetura TCP/IP é a que foi realmente implementada e está em uso até os dias de hoje tanto nas redes internas (Intranets) como na Internet.
A arquitetura TCP/IP é composta por apenas 4 camadas (formando a pilha da estrutura do protocolo), sendo que na prática, as camadas 5, 6, e 7 do modelo OSI foram mescladas para formar a camada de Aplicação do TCP/IP.
Já as camadas 3 e 4 do modelo OSI são similares às camadas 2 e 3 do TCP/IP, inclusive a camada de transporte do TCP/IP tem o mesmo nome, porém a camada 3 do modelo OSI (rede) no TCP/IP é chamada de Internet.
Por fim, as camadas 1 e 2 do modelo OSI foram mescladas no TCP/IP para formar a camada de acesso aos meios ou acesso à rede. Veja a figura a seguir.
No TCP/IP não costumamos nos referir pelos números das camadas e sim pelos nomes delas, pois quando nos referimos pelo número da camada estamos falando do OSI.
Como o TCP/IP é o protocolo que usamos na Internet ele deve ser estudado com profundidade se você pretende ter uma carreira de sucesso nessa área.
Resumo das Diferenças entre as Camadas do Modelo OSI e TCP/IP
- O Modelo OSI possui 7 camadas.
- O TCP/IP está dividido em 4 camadas.
- As Camadas 1 e 2 do modelo OSI estão agregadas na camada 1 do TCP/IP ou Acesso aos Meios.
- A Camada 3 do modelo OSI (Redes) é chamada de Internet no TCP/IP.
- A Camada 4 tanto no modelo OSI como no TCP/IP são chamadas de camada de Transporte.
- As Camadas 5, 6 e 7 do modelo OSI são agregadas em uma só camada no TCP/IP, a qual é chamada de camada de Aplicação.
36 Responses
Ótimo resumo muito bom!
Agradeço o feedback Marcelo.
Optimo, é pouco… Excelente trabalho. Obrigado pelo contributo.
Muito interessante Obrigado pelo compartilhamento de conhecimento.
De nada Renato!
Como sempre os teus artigos vão direto ao ponto sem enrolação. Sucinto e certeiro. Parabéns.
Muito obrigado Alexandre!
Objetivo é direto. Ótimo post.
Valeu Carlos!
Muito bom e objetivo
Muito interessante essa matéria e ela sé torna mais interessante pela forma simples que foi explicada.
muito obrigado Marcelo
Valeu Juan!
Me ajudou muito, agora que estou na faculdade, obrigado!
Legal Geovani.
Ótima explicação, muito obrigado pelo compartilhamento de informação.
Obrigado Luã1
ótima explicação, tirou algumas dúvidas que eu tinha.
Valeu Alan!
Excelente explicação!
Obrigado Giovani!
Boa noite!
Top , estou cursando redes de computadores, já passei dessa parte , mas sempre bom relembrar modelo OSI.
At,
Valeu Marcelo!
excelente explicação, muito bom mesmo!
Valeu Rodolfo.
Excelente resumo !
Matéria muito bem organizada, meus parabéns. Obrigado!
Valeu!
Estou fazendo curso superior em redes, e isso me ajudou muito, fez parecer simples e ficou objetivo!
Obrigado.
E Parabéns pelo trabalho
Valeu Iago.
Muito obrigado pelo conteúdo. Mas tenho uma dúvida e gostaria que me ajudassem!
Quais são as perguntas mais frequentes em uma apresentação de TCC sobre o protocolo TCP/IP?
Eu sempre tive dúvidas o modelo OSI e TCP IP eles fazem sentido em um tema.como camada de aplicação e seus protocolos
Espero que meu artigo tenha ajudado a tirar sua dúvidas. Sugiro assistir a esse vídeo em nosso canal do youtube que pode ajudar mais ainda: https://youtu.be/IFKV-plM5UE
Como concurseira lhes garanto que esse artigo está mais claro do que todos os materiais específicos de estudo que já vi por aí. Muito obrigada !
Grato pelo feedback Taniely!
Na sua opinião qual seria o modelo de rede ideal juntando as camadas do modelo tcp/ip e do modelo osi?Porque?
Oi Ana, não existe modelo de rede ideal… o OSI é conceitual, uma referência, e o TCP/IP é o que foi implementado na prática.