Vale a pena dar uma breve visão geral do modelo OSI antes de examinarmos por que ele ainda é valioso hoje.
O modelo Open Systems Interconnection ou OSI, para os mais íntimos, é um modelo conceitual de sete camadas de redes de computadores.
Hoje, o modelo é usado como uma concepção teórica projetada para segmentar as comunicações entre redes, mas quando foi criado no início dos anos 1980, era um dos candidatos a um padrão de rede agnóstico de fornecedor comum.
Lembre-se que ele é dividido em 7 camadas.
O modelo TCP/IP acabou assumindo esse papel, mas o modelo OSI não é menos importante, pois as camadas do modelo mapeiam perfeitamente os protocolos usados em vários estágios da rede hoje.
É por isso que o modelo continua sendo uma estrutura fundamental para engenheiros de rede e também profissionais de segurança.
Mas como o modelo OSI ainda é relevante hoje? Vamos dar apenas quatro motivos focados em Infraestrutura de TI, Nuvem e Segurança.
1. O OSI permite identificar ameaças em toda a sua pilha de tecnologia
O modelo OSI tem sido usado há décadas para ajudar os especialistas de TI a entender a rede e solucionar problemas que possam surgir em qualquer estágio do processo de rede. Como tal, ainda é valioso hoje para profissionais de segurança da informação que procuram conduzir um inventário de ativos. Usando as várias camadas para categorizar seus ativos físicos, quaisquer dados que você possa ter nas redes de sua organização (e como eles são protegidos) e um inventário de quais aplicativos usados por seus funcionários têm acesso aos dados e recursos de sua organização. O modelo também ajudará você a lidar com vulnerabilidades e incidentes de segurança com base nas camadas que eles afetam.
2. O modelo OSI ajudará você a manter uma postura de segurança centrada em dados
Com o modelo OSI fornecendo uma estrutura para realizar um inventário dos ativos de sua organização, ele também é útil para ajudá-lo a entender onde estão os maiores riscos de segurança de dados em sua organização. Saber onde a maior parte dos dados da sua organização está armazenada, seja no local ou nos serviços de nuvem, ajudará muito a informar suas políticas de segurança da informação. Com esse conhecimento, você pode investir nas ferramentas certas que oferecem visibilidade de dados nas camadas OSI apropriadas. Ter essa perspectiva centrada em dados é essencial não apenas para a segurança, mas também para a conformidade,
3. O modelo OSI é essencial para desenvolver uma mentalidade de segurança em primeiro lugar para a adoção da nuvem
Dado que o modelo OSI pode ser indispensável para realizar um inventário de seus recursos e ativos de segurança, não é surpresa que manter o modelo OSI em mente ao migrar para a nuvem também possa ser útil. Isso ocorre porque o modelo OSI ajudará você a entender os tipos específicos de riscos de segurança de dados que a adoção da nuvem pode trazer para sua organização. Isso permite que você seja mais estratégico sobre os tipos de sistemas de nuvem que adota.
4. O modelo OSI pode ser modificado para ajudá-lo a proteger sua infraestrutura de nuvem
Vários profissionais criaram modelos OSI “atualizados” que capturam camadas operacionais em sistemas IaaS e infraestrutura de nuvem. Embora existam diferentes maneiras de aplicar as camadas do sistema OSI à infraestrutura de nuvem, fica claro que o modelo é conceitualmente versátil. Com isso em mente, pode fazer sentido dar uma olhada em sua própria infraestrutura de nuvem e ver se adaptar um modelo OSI modificado para seus ambientes é algo que beneficiaria seu programa de segurança.
Quer aprender mais sobre Modelo OSI, Redes e Infraestrutura de TI?
Conheça nosso curso Modelo OSI, o qual faz parte da mais completa trilha de estudos para profissionais da área de Redes: Profissional de Infraestrutura de TI.
No curso Modelo OSI da DLTEC do Brasil você vai entender o funcionamento de cada uma das suas sete camadas, exemplos de protocolos e dispositivos, assim como os dispositivos são classificados e como resolver problemas em redes de computadores utilizando o modelo OSI.
O curso é composto por 13 capítulos e deve fazer parte do currículo de qualquer profissional que deseja ter uma carreira sólida na área.
Bem, por hoje ficamos por aqui!
Qualquer dúvida utilize a área de perguntas que nós vamos responder!
2 Responses
Estou feliz por ter este conteúdo essencial para minha formação. Muito obrigado DLTEC e ao Alexei e ao Marcelo por fazerem tudo isto acontecer para quem procura se formar
Valeu pela mensagem Ronald.