Olá caros leitores e alunos da DlteC, hoje vamos abordar um tema muitas vezes ignorado pelos alunos que estão fazendo pela primeira vez um exame de certificação não se atentam: “os tipos de questão que podem cair na prova“.
Por que essa informação é importante? Primeiro para evitar surpresas, por exemplo, se no exame cai laboratório simulado você precisará na sua preparação treinar em simuladores ou equipamentos reais os tópicos relacionais a implementação de comandos, o segundo ponto é para evitar o nervosismo na hora de fazer o exame que é gerado pela surpresa nos tipos de questões!
A Cisco, por exemplo, divulga na página de cada exame um tutorial sobre o modelo das questões que podem ser cobradas nas provas. Nesse link você pode visualizar o tutorial para o CCENT (exame 100-101) que faz parte da certificação CCNA.
Basicamente as questões mais utilizadas em maioria das provas de certificação são:
- Múltipla escolha: com uma ou mais alternativas certas.
- Drag-and-drop: arrastar uma opção para a resposta certa.
- Simuladores: questões de implementação de comandos, podendo cobrar também resolução de problemas ou conceitos de projeto.
- Simlet: questões de simulador onde não há implementação, geralmente você tem um simulador e precisa coletar informações para responder mais de uma pergunta sobre um determinado cenário.
- Testlet: questão com várias perguntas sobre um mesmo cenário, porém sem envolver simuladores.
Portanto fique ligado nesse detalhe e procure conhecer bem a prova que você vai fazer e se prepare antecipadamente para não ter surpresas!
Em breve postaremos mais dicas para realização de provas de certificação!
Prof Marcelo Nascimento
Em nossos Cursos online procuramos sempre trabalhar com os tipos e modelos de questões mais realistas para que nossos alunos realmente estejam preparados para seu exame de certificação, além disso, nossos tutores e professores estão sempre dispostos a ajudar e tirar as dúvidas sobre como realizar o exame sem “medo ou susto”.
Venha estudar conosco e garanta sua aprovação em certificações Cisco ou Linux.