O protocolo OSPF é cobrado tanto no CCNA atual, seja na prova CCNA 200-125 como na prova ICND-2 200-105, assim como no novo CCNA 200-301 que ainda não foi lançado.
Portanto se você estudar esse assunto hoje e não conseguir fazer a prova atual, pois estou escrevendo esse artigo antes da virada de fevereiro de 2020, esse assunto continuará caindo na prova nova!
No CCNA normalmente é cobrado que o aluno consiga identificar e resolver problemas (processo de troubleshooting) nos seguintes tipos de problemas:
- Problemas básicos de camadas 1, 2 e 3
- Configurações erradas
- Falta de configurações
Portanto nesse artigo eu vou falar sobre esses três tipos de problemas e um quarto mais específico que é sobre a formação de adjacências.
Vamos a cada um deles a seguir!
Problemas Básicos de Camadas 1, 2 e 3 do Modelo OSI
Muitas vezes o OSPF não forma uma adjacência porque temos cabos rompidos ou tipos de cabos errados nas conexões (por exemplo, deveria ser um cabo cross e foi utilizado um direto).
Na camada de enlace em interfaces seriais DCE falta o comando clock rate ou o tipo de protocolo em uma das pontas está errado (encapsulation) e na camada de rede o IP/máscara das interfaces pode estar errado.
Se ambas as interfaces vizinhas diretamente conectadas não estiverem na mesma rede IP o OSPF não sobe.
Configurações Erradas
Redes anunciadas erradas no comando network, tanto a rede como a máscara curinga ou a própria área são os problemas mais cobrados nas questões do CCNA.
Quando utilizamos uma única área é obrigatório que todas as redes estejam configuradas na área zero que é chamada de backbone.
Além disso, os temporizadores de Hello e Dead devem ser iguais em ambos os roteadores para que a adjacência possa ser formada.
Lembre-se que tudo isso deve ser estudado durante sua preparação para o CCNA!
Falta de configurações
Interfaces não selecionadas ou faltantes no comando network são os problemas mais comuns que podem ser cobrados em questões ou simulados para o CCNA.
Os comandos show relacionados ao OSPF devem ser estudados e detalhados durante a sua preparação.
Podem haver questões solicitando a análise de um comando show e solicitando que informações sejam fornecidas, por exemplo, com a saída de um show running-config parcial e um show ip interface brief a questão pode pedir as interfaces que farão parte do processo OSPF em questão.
Problemas com a Formação de Adjacências no OSPF
O problema de formação de adjacência no OSPF também é um assunto recorrente em provas do CCNA, por isso mesmo detalhamos muito bem esse assunto em nosso cursos preparatório, mais especificamente hoje enquanto escrevo o artigo no curso CCNA ICND-2.
Lembre-se que o processo do OSPF inicia com a troca de hellos e a formação da vizinhança, chamada de adjacência.
Para que isso ocorra já estudamos que alguns parâmetros básicos devem ser configurados da mesma maneira em ambos os vizinhos.
A seguir vamos ver os principais problemas que podem ocorrer e os comandos que são indicados para resolvê-los.
- Os roteadores devem estar na mesma sub-rede -> utilizar os comandos show interfaces e debug ip ospf hello.
- Caso configurada autenticação, ambos os vizinhos devem passar nessa fase (autenticação mútua e bidirecional) -> utilizar os comandos show ip ospf interface e debug ip ospf adj.
- Temporizadores de hello e dead devem ser iguais -> utilizar os comandos show ip ospf interface e debug ip ospf hello.
- As interfaces vizinhas devem estar na mesma área -> utilizar os comandos show ip ospf interface brief e debug ip ospf adj.
- O RID deve ser único na rede -> utilizar o comando show ip ospf.
Lembre-se que se a vizinhança foi formada e houve o fechamento da adjacência os roteadores devem ser mostrados no comando “show ip ospf neighbor” com o estado de Full, com exceção do estado da vizinhança entre roteadores DROTHER que ficam em 2-way, eles ficam em Full apenas com o DR e BDR.
Outro problema que pode impedir o estabelecimento de uma vizinhança é o comando “passive-interface” declarado de maneira errada ou a falta do “no passive-interface” para uma nova interface inserida no OSPF quando utilizamos o “passive-interface default”.
Lembre-se que a interface passiva não pode formar adjacência devido ao hello ser ignorado quando ela está nesse estado, portanto sua rede é anunciada no processo do OSPF, porém a interface não é capaz de formar adjacência.
O comando show que pode ajudar nesse tipo de situação, além do show running-config, é o show ip ospf interface brief.
Com esse comando podemos verificar todas as interfaces que estão inseridas no processo do OSPF e depois no show running-config identificar quais estão passivas.
Onde Eu Posso Estudar Mais Sobre OSPF para CCNA na DlteC
Essa é uma ótima pergunta, pois enquanto não lançarmos o curso específico para o CCNA 200-301 você pode estudar OSPF no curso CCNA ICND-2.
Nosso preparatório atual para o CCNA 200-125 é dividido em dois cursos, e o OSPF está no segundo módulo.
Outra forma de estudar OSPF conosco é com a trilha de Protocolos Roteamento IP, onde temos cursos que abordam desde a teoria até a prática avançada do protocolo OSPF. Veja os cursos abaixo:
- Roteamento IP e RIP
- Protocolo EIGRP
- Protocolo OSPF
- Internet – NAT, Proxy e BGP
- Rotas Estáticas IPv4 e IPv6
- RIPv2 – Config e Tshoot
- EIGRP – Config e Tshoot
- OSPF – Config e Tshoot
- RIPng, EIGRPv6 e OSPFv3 – Cisco
Essa trilha de cursos vai bem além do OSPF, porém pode também ser utilizada apenas para seu aprendizado, porém o primeiro curso sobre Roteamento IP e RIP é recomendado antes do estudo dos próximos cursos.
Com isso terminamos mais um artigo e espero que tenha sido útil!
Não esqueça de deixar sua mensagem, crítica, sugestão ou até mesmo elogio no campo logo abaixo desse artigo!
Obrigado pela visita e até a próxima!
2 Responses
Que otimo , já comprei o curso perfil Gold
Show de bola! Seja bem vindo ao time!