Olá amigos, fãs, leitores e alunos da DlteC!!! Hoje vou mostrar um assunto que pode fazer parte do CCNA, tanto na versão atual como para o 200-301 que são as opções de Debug no OSPF.
O protocolo de roteamento OSPF ou Open Shortest Path First é um protocolo de roteamento dinâmico, classificado como IGP (Interior Gateway Protocol) responsável por determinar rotas para que os roteadores encaminhem os pacotes de rede pelo melhor caminho possível.
E para quem vai fazer uma prova de certificação Cisco da área de Roteamento e Switching, que será a partir de 2020 chamada de Enterprise, é necessário saber a teoria do OSPF, como configurá-lo e também como realizar o troubleshooting utilizando comandos show e debug.
Normalmente os debugs são cobrados em questões de múltipla escolha, pois é difícil simular uma questão com debug.
Portanto temos dois cenários:
- Você precisa aprender a utilizar os debugs na sua vida prática, porém deve saber que não dá para sair dando debug “a torto e a direito”, pois você pode parar o roteador e a sua rede.
- Você deve saber quando usar caba um deles e a sintaxe correta para fazer sua prova de certificação.
Com o OSPF temos as seguintes opções no comando debug ospf (dependendo da versão de Cisco IOS pode variar):
dltec#debug ip ospf ?
adj OSPF adjacency events
capability OSPF Capability
database-timer OSPF database timer
events OSPF events
flood OSPF flooding
hello OSPF hello events
lsa-generation OSPF lsa generation
monitor OSPF spf monitoring
mpls OSPF MPLS
nsf OSPF non-stop forwarding events
packet OSPF packets
retransmission OSPF retransmission events
rib OSPF RIB
scheduler OSPF process scheduling
spf OSPF spf
tree OSPF database tree
Para o ICND-2, CCNA 200-125 ou CCNA 200-301 eu preciso saber cada um deles? Não… Os mais relevantes para essas provas são:
- debug ip ospf events: Mostra todas as mensagens para cada evento ou ação tomada pelo OSPF incluindo o recebimento de mensagens.
- debug ip ospf packet: Mostra as mensagens do OSPF com a descrição do conteúdo de todos os pacotes.
- debug ip ospf hello: Mostra a mensagens de Hellos e suas falhas. Utilizado para verificar problemas de formação de adjacência.
- debug ip ospf adj: Mostra eventos relacionados especificamente à formação e manutenção de vizinhança ou adjacência.
Exemplo de questão sobre debug com OSPF.
Pergunta: Como podemos verificar no OSPF a troca de informações relativas à formação de adjacências no momento que elas acontecem via Cisco CLI? Escolha uma alternativa abaixo.
- debug ospf adj
- debug ip events
- debug ospf packet
- debug ip ospf adj
- debug ip ospf hello
Pense um pouco e escolha a sua resposta, apenas uma está correta.
Bem, a resposta certa é a “4”.
Muitos podem ter ido na pressa e escolhido a resposta “1”, porém ela tem um detalhe errado, isso chamamos durante o curso de “pegadinha do malandro” (rsrs).
Esse é um exemplo de como você deve estar bem preparado para enfrentar uma prova de certificação e não subestimar o poder do examinador.
Durante nossos cursos damos todas as dicas necessárias para que nossos alunos mantenham nosso alto índice de aprovação de primeira!
Então chegamos ao final de mais um artigo e espero que tenha sido útil!
Peço sua ajuda para compartilhar nosso artigo com seus amigos, grupos e redes sociais, assim vamos colaborando com a comunidade da área de Redes e Infraestrutura de TI para melhorarmos cada vez mais nossos profissionais!
Obrigado e até uma próxima!
Ah, quase esqueci… se você tiver uma dúvida, sugestão ou elogio utilize o campo de comentários para deixar sua mensagem!
One Response
Excelente dica!