Normalmente nossos alunos ou candidatos a CCNA R&S que estão iniciando seus estudos ou até mesmo os que já decidiram que irão fazer a prova e ainda não iniciaram sua preparação fazem essa pergunta:
“O que MAIS CAI no CCNA R&S?” ou…
… “Tem algum assunto que eu deveria ME PREOCUPAR mais em relação aos outros para o CCNA R&S?”
Para quem não está acompanhando pessoas que estão se preparando e até passam na certificação CCNA R&S, como eu estou diariamente, essa é uma pergunta relativamente complicada de se responder.
Ainda mais com a quantidade de informações difusas que nós encontramos sobre o CCNA R&S (ou qualquer outro assunto rsrs) na Internet nos dias de hoje!
Muitos irão dizer: “Não importa, estuda tudo e pronto!”
Eu mesmo já pensei assim e com o tempo descobri que isso é uma “meia verdade”, pois existem sim assuntos “mais quentes” e outros “mais frios” para o exame de certificação CCNA R&S.
Isso não quer dizer que você passa somente estudando os “assuntos quentes” você consegue passar, tem realmente que estudar TODO o conteúdo…
… Mas, se você NÃO DER MUITA ATENÇÃO para os assuntos mais quentes você pode acabar sendo REPROVANDO!
E reprovado no CCNA significa que você terá que pagar mais uma vez a prova, não tem segunda chance gratuita!
Isso ocorre porque os assuntos mais quentes são os que também possuem as questões de Simulador, ou seja, além de perguntas normais a prova pode cobrar configurações em simulador sobre esses tópicos.
Bom, se você não sabia o CCNA R&S é uma prova que testa não somente conhecimentos teóricos, ela também cobra seus “skills” práticos, ou seja, se você SABE CONFIGURAR roteadores e switches DE VERDADE.
Tenha sempre em mente que as provas da Cisco são feitas para testar os conhecimentos teóricos e práticos dos candidatos (knowledge and skills), por isso é muito importante que você saiba o que o CCNA quer testar em você para que você ENTENDA a prova.
Além disso, o conteúdo que será cobrado dos candidatos a certificações Cisco é fruto de uma pesquisa com parceiros e clientes da Cisco e tem base na função que cada profissional realiza nas empresas, por isso elas são certificações tão valorizadas no mercado.
Você agora deve estar se perguntando: “MAS ONDE EU CONSIGO DESCOBRIR O QUE E QUANTO CAI DE CADA ASSUNTO NO CCNA R&S”.
Devo confessar que não é muito divulgado aqui no Brasil, mas a Cisco publica essas informações em seus sites oficiais sobre certificação no documento chamado de Blueprint ou Exam Topics.
Lá estão listados os tópicos nos quais a prova será dividida, o peso de cada tópico na composição da Nota final da prova e também que itens cada tópico irá cobrar.
Após o aluno prestar o exame de certificação CCNA R&S, o centro autorizado que aplicou a prova emite um documento chamado “Score Report” com as notas por tópico que ele tirou…
… e o melhor, as notas seguem o padrão de tópicos divulgado no Blueprint!
Ah, preciso dar um aviso MUITO IMPORTANTE aqui para que você não fique perdido!
Não sei a quanto tempo você tem estudado ou analisado o CCNA R&S, mas essa certificação pode ser tirada em uma ou duas provas, ou seja, através do exame de certificação 200-125 (CCNAX – uma prova) ou passando nos exames ICND-1 (100-105 – certificação CCENT) e na sequência no ICND-2 (200-105).
Porém, o que vou ensinar para você aqui nesse artigo acaba servindo como base para ambas as maneiras de se obter a certificação CCNA, variando que em duas provas o conteúdo é cobrado 50% no CCENT e os outros 50% no ICND-2, mas somando tudo no final é tudo a mesma coisa, entendido?
Ao final da leitura desse artigo você vai poder baixar o e-book com o conteúdo completo do CCNA em uma ou duas provas atualizado, com dicas e o Blueprint comentado para cada uma das certificações, combinado?
Agora que eu já te situei sobre as formas de se tirar o CCNA e qual a fonte que eu tirei as informações sobre quais questões mais caem na certificação (DO SITE OFICIAL E NÃO DA MINHA CABEÇA), vou mostrar os tópicos do CCNA R&S em uma prova e fazer uma simulação de número de questões se sua prova tiver sorteada 70 perguntas, ok?
Vamos lá!!! Abaixo seguem os tópicos atualizados do CCNA R&S em uma prova (CCNAX – Accelerated ou Composite) com peso de cada de cada um deles em relação aos 100% da prova.
Analisando os tópicos para o CCNA podemos constatar que Tecnologias de LAN Switching (LAN Switching Technologies) e Tecnologias de Roteamento (Routing Technologies) representam sozinhas 44% do total da prova!
Quase metade da prova e boa parte das questões que envolvem configurações em simuladores serão tiradas desses dois tópicos!
Veja abaixo um exemplo ilustrativo dos tópicos que serão cobrados no item 3 da prova do CCNA que trata de “Routing Technologies” (Tecnologias de Roteamento, o meu tópico preferido):
3.1 Describe the routing concepts
3.1.a Packet handling along the path through a network
3.1.b Forwarding decision based on route lookup
3.1.c Frame rewrite3.2 Interpret the components of a routing table
3.2.a Prefix
3.2.b Network mask
3.2.c Next hop
3.2.d Routing protocol code
3.2.e Administrative distance
3.2.f Metric
3.2.g Gateway of last resort3.3 Describe how a routing table is populated by different routing information sources
3.3.a Admin distance3.4 Configure, verify, and troubleshoot inter-VLAN routing
3.4.a Router on a stick
3.4.b SVI3.5 Compare and contrast static routing and dynamic routing
3.6 Compare and contrast distance vector and link state routing protocols
3.7 Compare and contrast interior and exterior routing protocols
3.8 Configure, verify, and troubleshoot IPv4 and IPv6 static routing
3.8.a Default route
3.8.b Network route
3.8.c Host route
3.8.d Floating static3.9 Configure, verify, and troubleshoot single area and multi-area OSPFv2 for IPv4 (excluding authentication, filtering, manual summarization, redistribution, stub, virtual-link, and LSAs)
3.10 Configure, verify, and troubleshoot single area and multi-area OSPFv3 for IPv6 (excluding authentication, filtering, manual summarization, redistribution, stub, virtual-link, and LSAs)
3.11 Configure, verify, and troubleshoot EIGRP for IPv4 (excluding authentication, filtering, manual summarization, redistribution, stub)
3.12 Configure, verify, and troubleshoot EIGRP for IPv6 (excluding authentication, filtering, manual summarization, redistribution, stub)
3.13 Configure, verify, and troubleshoot RIPv2 for IPv4 (excluding authentication, filtering, manual summarization, redistribution)
3.14 Troubleshoot basic Layer 3 end-to-end connectivity issues
Note que um profissional certificado CCNA Routing and Switching deve saber desde a base do que é o roteamento em redes IP, como ele é realizado dentro do roteador, o conceito e como configurar rotas estáticas, assim como os protocolos OSPF, EIGRP e RIP versão 2.
No E-Book que eu citei no início e também durante o artigo que você está lendo eu mostro todos os tópicos, itens e dou dicas, por isso não esqueça de baixar no final da sua leitura, combinado?
O CCNA R&S pode ter de 60 a 70 questões, dependendo do sorteio da sua prova e conforme combinado vou simular o número de questões por tópico se tivermos uma prova com o número máximo de questões.
Portanto, se na sua prova tiver 70 perguntas você terá a seguinte distribuição por tópico: 11 questões de Network Fundamentals (fundamentos de redes), 15 de LAN Switching Technologies, 16 de Routing Technologies (roteamento), 7 de WAN Technologies, 7 de Infrastructure Services (serviços de infra), 8 de Infrastructure Security (segurança na infra) e 7 de Infrastructure Management (gerenciamento da infra).
Veja que das 70 perguntas você terá 31 questões sobre LAN e Roteamento! É bastante coisa e como o CCNA R&S é da carreira de Roteamento e Switching não poderia ser diferente, correto?
Agora que você chegou ao final do artigo e já sabe o que mais pode cair na sua prova de certificação CCNA R&S, deve estar curioso sobre o que tem dentro de cada tópico da prova, não é verdade?
Para isso, preparamos também um E-Book especial com muito mais dicas sobre a prova!
Baixando esse E-Book você terá a listagem COMPLETA de todos os assuntos que serão cobrados no CCNA R&S, ou seja, muita informação sobre as provas e TODOS os Blueprints COMENTADOS E COM DICAS de estudo para as provas CCNAX 200-125, CCENT 100-105 e ICND-2 200-105.
Nesse documento vamos listar TODOS os itens de cada tópico, ou seja, você vai descobrir TUDO o que pode cair na prova com base no conteúdo programático OFICIAL da Cisco, sem “achismo” ou “enrolação”.
17 Responses
Excelente iniciativa.
Como devo proceder para adquirir este material?
Você pode se cadastrar em nossa lista de e-mails ou ficar de olho aqui no blog que em breve vamos disponibilizar.
show
Valeu Marcelo!
Conteudo Muito Bom prof. Nascimento
Obrigado Ricardo!
Muito boas as dicas!
Parabéns!
Emerson Valadão
Grato Emerson!
No final deste artigo não vi o link para download do Ebook.
Oi Gustavo, o pessoal não disponibilizou ainda, mas em breve deve sair.
Muito interessante. E eu pensando que sabia.
Legal que pudemos ajudar Marcos!
Bom dia Marcelo! Muito obrigado pelas dicas, isso ajuda muito no dia a dia da preparação! Gosto muito da iniciativa da Dltec, tiro um tempo para ler e ver as publicações de vocês!
Agora gostaria de saber sobre o ebook, como faço para recebê-lo, já está disponível?
Oi Rafael, agradecemos o comentário e por nos seguir! Valeu mesmo!
Sobre o ebook vamos disponibilizá-lo em breve.
Olá Marcelo, excelente publicação pois tiram muitas dúvidas da gente quanto a prova de certificação.
Valeu Luís!
Bom dia, Marcelo.
Estou estudando para o CCNA a alguns meses já. Porém, gostaria de dar uma reforçada nos tópicos mais importantes e gostaria de ter acesso ao e-book que você citou. Já está disponível?