Olá pessoal, hoje vou escrever sobre um assunto que sempre gera dúvidas em muitos alunos: “Proxy ARP”.
O proxy ARP é um método onde um determinado roteador responde um ARP Request em nome de outro dispositivo. Este protocolo está definido na RFC-1027 foi desenvolvido no final dos anos 80 pelo Departamento de Ciências da Computação da Universidade do Texas em Austin devido à necessidade de segmentação de redes que utilizavam apenas uma classe de endereços IP sem divisão em sub-redes (veremos mais para frente nesse capítulo).
Naquela época, nem todos os dispositivos de rede podiam ter seus endereços de redes segmentados em sub-redes, ou seja, um endereço classe A não poderia ser dividido em duas, quatro, oito, ou outras quantidades de redes diferentes, pois os hosts somente reconheciam a classe de seu IP.
Com o método de Proxy ARP, foi possível que com um endereço de classe A configurado em diversos hosts com máscara padrão para esta classe fosse segmentados por roteadores ou firewalls que tivessem o método de Proxy ARP implementado, ou seja, uma classe em segmentos diferentes sem uso de sub-redes.
O Proxy ARP vem habilitado (comando ip proxy-arp) em muitas versões do Cisco IOS, sendo recomendado que seja desabilitado caso seu uso não seja necessário (comando no ip proxy-arp).
Atualmente não é possível fazer a configuração de uma mesma rede IP em interfaces diferentes, por isso se você habilitar o Proxy ARP o roteador com esse comando habilitado iria fornecer seu próprio MAC para uma requisição ARP que viesse para um IP de uma rede que esse roteador conhecesse, mesmo que não fosse a melhor opção de roteamento.
Espero que vocês tenham gostado do artigo e até uma próxima.
Prof. Marcelo Nascimento
Venha conhecer nossos Cursos preparatórios para certificações Cisco e tenha muito mais recursos para trabalhar com o Cisco IOS.
Cursos online, baixo custo, material atualizado, simulados, tutoria especializada e muito mais. Venha aprender redes, Cisco e muito mais com a DlteC do Brasil.