Olá pessoal, hoje vamos estudar um pouco sobre as mensagens geradas pelos roteadores e switches Cisco e como elas são armazenadas.
Quando nos conectamos aos roteadores e switches Cisco via CLI, além dos comandos que podemos entrar nos dispositivos para monitoração ou configuração eles também enviarão mensagens para o computador que está sendo utilizado para monitoração via CLI. Por exemplo, quando uma interface é ativada uma mensagem será exibida na tela do computador como no exemplo abaixo.
dltec#configure terminal
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
dltec(config)#interface FastEthernet0/0
dltec(config-if)#shutdown
%LINK-5-CHANGED: Interface FastEthernet0/0, changed state to administratively down
%LINEPROTO-5-UPDOWN: Line protocol on Interface FastEthernet0/0, changed state to down
dltec(config-if)#no shutdown
%LINK-5-CHANGED: Interface FastEthernet0/0, changed state to up
%LINEPROTO-5-UPDOWN: Line protocol on Interface FastEthernet0/0, changed state to up
dltec(config-if)#
Note que foi dado o comando “shutdown” na interface fastethernet 0/0 de um roteador e ela “caiu” enviando duas mensagens que ela foi para o estado “down”. Ao entrarmos novamente na interface e digitarmos o comando “no shutdown” o sistema operacional enviou duas mensagens informando que ela está novamente operacional (UP/UP).
Além desse tipo de mensagem, existem os comandos de debug que fornecem informações sobre um processo em tempo real e também são direcionados para o terminal por padrão.
Existe uma diferença quando entramos via Telnet ou SSH, pois essas mensagens não são enviadas para economizar banda. Caso seja necessário monitorar o status das interfaces ou a saída de um comando debug via acesso remoto através da VTY será necessário inserir o comando “terminal monitor” em modo privilegiado. Para parar essa monitoração basta digitar “terminal no monitor”.
Veja o exemplo abaixo, onde fizemos um telnet para o roteador e ao entrar e sair do modo de configuração global nada acontece. Depois note em destaque que foi inserido o comando terminal monitor e ao entrarmos e sairmos do modo de configuração global uma mensagem avisando que alguém acessou o modo de configuração global acessou o roteador foi enviada para a linha de telnet: “%SYS-5-CONFIG_I”.
User Access Verification
Password:
R1>en
Password:
R1#conf term
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
R1(config)#exit
R1#
R1#
R1#terminal monitor
R1#conf term
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
R1(config)#exit
R1#
*Oct 28 23:12:32.051: %SYS-5-CONFIG_I: Configured from console by vty0 (10.0.0.101)
R1#
Normalmente para apagar um comando digitamos o “no” na frente do comando, porém para o “terminal monitor” é diferente mesmo.
Essa propriedade de enviar os comandos para a linha de console pode atrapalhar a digitação, porém você pode utilizar o comando “logging syncrhonous” nas lines VTY (telnet) e de console para minimizar o efeito, pois com esse comando o roteador aguarda a finalização da digitação para depois lançar os comandos no terminal.
Essas mensagens geradas são armazenadas em um registro chamado “Log” nos dispositivos, porém esse log é apagado na reinicialização e as informações são perdidas. Para mantermos esse log mesmo com a necessidade de reinicializar um dispositivos podemos utilizar um servidor de Syslog. Basta configurar com o comando “Logging IP-do-servidor”, por exemplo, com o comando “logging 192.168.1.10” o o roteador enviará uma cópia das mensagens para o servidor de Syslog com endereço IP 192.168.1.10. Assim, mesmo que haja necessidade de reinicializar os dispositivos por motivos diversos as mensagens não serão perdidas.
Não esqueça também de acertar a data e hora dos roteadores para que as mensagens sejam geradas com as informações corretas!
Espero que vocês tenham gostado do artigo e até uma próxima.
Prof. Marcelo Nascimento
Venha conhecer nossos Cursos preparatórios para certificações Cisco e inicie uma carreira de sucesso. Cursos online, baixo custo, material atualizado, simulados, tutoria especializada e muito mais. Venha aprender redes, Cisco e muito mais com a DlteC do Brasil.
2 Responses
Muito bom!
Valeu Vagner!