Você já teve ou ainda tem essa dúvida sobre…
Qual a Versão do CCNA é a correta?
Na Internet, em diversas publicações e artigos vemos o pessoal da área correlacionando a versão do CCNA a diversos “números”, “códigos” e “versões”, por exemplo, CCNA 3.0, CCNA 4.0, CCNA 4.2, CCNA 5.0, CCNA 6.0 e por aí vai…
Saiba que versão do CCNA é um parâmetro crucial e você deve entender bem isso antes de iniciar seus estudos ou mesmo que você já esteja estudando, isso porque tem vários problemas que uma versão incorreta podem trazer, por exemplo:
- Perda de tempo estudando conteúdos desnecessários e sabemos que hoje em dia tempo é um artigo de luxo na vida de qualquer profissional de Redes.
- Falta de tópicos e itens importantes para sua aprovação, pois cada versão tem tópicos adicionados e outros removidos. Isso faz parte do ciclo de vida das certificações e compromisso da Cisco de manter suas certificações atuais para o Mercado.
- Gastos desnecessários com livros e/ou cursos DESATUALIZADOS, gerando perda de tempo e um risco enorme de reprovação.
- Problemas na vida prática como profissional certificado CCNA por não ter estudado o conteúdo correto, pois a Cisco prepara cada uma de suas provas com base nos “skills” que o profissional precisa ter para assumir suas funções na operação e manutenção da Rede.
- Reprovar e ter o valor investido na certificação perdido, pois a Cisco não dá segunda chance gratuita para quem não passa no CCNA, ou seja, se reprovar vai ter que pagar 100% do valor da certificação mais uma vez.
Eu sei que às vezes toda essa história de versão do CCNA é MUITO DESGASTANTE e chega a ser desanimador, pois temos vários autores e cada um escreve uma coisa diferente…
… mas acompanha esse artigo que eu vou tirar essa dúvida de uma vez por todas, prometo!
Deixa eu começar te mostrando uma coisa muito ESTRANHA…
Se você for hoje no site oficial das certificações Cisco e ver a versão do CCNA, vai acabar se surpreendendo porque eles dizem que estão na versão TRÊS PONTO ZERO (3.0) do CCNA e provas correlatas.
Veja o print do site oficial abaixo.
Nessa hora muitos dos meus alunos aqui na DlteC e seguidores me perguntam: “Professor Marcelo, como pode isso se eu fui em uma livraria (ou li num artigo) e encontrei a versão do CCNA 6.0 e me disseram que esse é o mais atual? Isso está errado?”
A resposta é: depende… Eu vou explicar…
Isso é meio complicado de entender, principalmente para quem está entrando agora nesse mundo da certificação CCNA, isso porque essa nomenclatura tem muito a ver com um curso chamado Cisco Networking Academy ou, como é conhecida no Brasil, Academia Cisco.
A cada versão de curso que eles lançaram, uma versão nova era colocada nesse CURSO.
Porém, essas versões acabaram saindo quando uma prova do CCNA era atualizada e trocada no site oficial, ou seja, a troca de versão do curso da Academia Cisco “batia” com a troca da versão do CCNA.
Pronto, aí está criada a confusão! Isso porque são duas coisas diferentes e a versão do CCNA não acompanha o mesmo “código” de versão do curso que citamos acima.
Por isso, na contagem da Academia Cisco o CCNA é 6.0, porém no site oficial da Cisco a versão do CCNA é 3.0.
Vendo isso você pode me perguntar:
Professor Marcelo, tem como escapar desse rolo de Versão do CCNA?
Claro que sim, na realidade a Cisco tem um código de prova que é a NUMERAÇÃO correta para inscrição no site da Pearson Vue (empresa que aplica e administra as provas da Cisco e vários outros fabricantes).
Atualmente a certificação CCNA R&S pode ser obtida de duas maneiras diferentes:
- CCNA em UMA PROVA através do exame CCNAX código 200-125 (Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated v3.0) ou
- CCNA em DUAS PROVAS realizando os exames CCENT código 100-105 (Cisco Certified Entry Networking Technician) e ICND-2 código 200-105 (Interconnecting Cisco Networking Devices Part 2 v3.0).
A prova de certificação CCENT também é conhecida como ICND-1 ou “Interconnecting Cisco Networking Devices Part 1 v3.0”.
Veja a seguir a figura ilustrando ambos os caminhos para certificação CCNA R&S.
Portanto, para você descobrir se o material que você está utilizando REALMENTE traz o CONTEÚDO CORRETO para a versão do CCNA R&S ATUALIZADA, basta verificar se ele é para as provas 200-125 (CCNAX – versão em uma prova) ou 100-105 (CCENT/ICND-1) + 200-105 (ICND-2), as quais são a versão em duas provas para obtenção da certificação CCNA.
Além disso, a Cisco divulga o que vai ser cobrado em suas certificações em sua página oficial através de um documento chamado Blueprint ou Exam Topics.
Portanto, para saber se o material que você está utilizando para estudo (ou vai adquirir ainda para iniciar seus estudos) é realmente atualizado e cobre TODO CONTEÚDO da prova você deve também comparar o programa do curso e/ou livro com o Blueprint oficial do CCNAX, ICND-1 e/ou ICND-2.
Mas fique atento para um detalhe na hora de fazer essa análise ou comparação…
… nem sempre o material didático (seja curso, e-book ou livro) estará na mesma ordem do Bluerpint, pois nós mesmos usamos uma ordem diferente em nossos cursos para o CCNA/CCENT/ICND-2 por questões de didática e facilitação do aprendizado.
Por exemplo, não dá para ensinar um aluno a configurar uma interface de roteador ou switch Cisco sem ele nunca ter visto os comandos do Cisco IOS (Internetworking Operational System) ou entrado em um dispositivo Cisco via CLI (Command Line Interface), concorda?
Trazendo um exemplo prático, em nosso Portal no início do nosso curso para a certificação CCENT fornecemos um PDF que correlaciona os itens do Blueprint com nossos capítulos do curso para deixar tudo bem claro e transparente para nossos alunos sobre ONDE e QUANDO cada tópico/item da prova será abordado.
Saiba que as provas da Cisco são feitas para testar os conhecimentos teóricos e práticos dos candidatos (knowledge and skills), por isso é muito importante que você saiba o que o CCNA quer testar em você.
Além disso, o conteúdo que será cobrado dos candidatos a certificações Cisco é fruto de uma pesquisa com parceiros e clientes da Cisco e tem base na função que cada profissional realiza nas empresas, por isso elas são certificações tão valorizadas no mercado.
Agora que você já sabe os códigos de provas e como não cair em armadilhas sobre a versão do CCNA Routing and Switching queremos te ajudar mais ainda…
… Elaboramos um E-Book com o Conteúdo Programático Oficial Atualizado para o CCNA R&S das provas que citamos anteriormente, ou seja, para as três certificações CCNAX, CCENT/ICND-1 e ICND-2, o qual você pode baixar agora.
Nesse E-Book vamos mostrar o Blueprint dessas certificações, assim como explicar as diferentes versões de prova, códigos, tópicos que serão cobrados, qual a porcentagem de cada tópico que pode cair na prova, os itens de cada um desses tópicos.
Você vai encontrar nesse material também várias DICAS e atalhos para você ganhar tempo na sua preparação para o CCNA.
Nós explicamos tudo isso e mais um pouco nesse E-Book, além disso, vamos sempre mantê-lo atualizado para que você nunca mais tenha esse problema com dúvidas sobre a versão ou sobre o que será cobrado no CCNA, combinado?
Aproveite e baixe o E-Book para iniciar de vez ou complementar sua preparação para o CCNA caso você já esteja estudando!
3 Responses
Obrigado pela informação
Gostei da informação, eu não tinha noção dessas diferenças de versão ou código. Foi muito útil para mim
Valeu Johny!