Hoje me deparei com mais um problema em envolvendo um switch 2960 que faz parte da infraestrutura da DlteC e resolvi escrever esse artigo para compartilhar como recuperar IOS em switches Cisco Catalyst 2950 ou 2960. Lembrando que a mesma operação vale também para os modelos 2900XL, 3500XL, 2940, 2970, 3550, 3560, e 3750.
Infelizmente a opção na maioria dos switches para recuperação de IOS é transferindo via X-Modem, ou seja, transferir o IOS diretamente via console para a memória flash do switch, uma operação muito mais lenta que o TFTPDNLD disponível nos roteadores para recuperação de IOS. Apesar da demora o procedimento é relativamente simples.
Quando o switch perde o IOS ou então ele está corrompido um prompt “switch:” será mostrado, é o Rom Monitor do switch. Da mesma maneira que acontece com os roteadores as opções de comandos são limitadas nesse modo de execução.
Você pode começar com um dir flash: para verificar o conteúdo da flash e tentar forçar uma inicialização com o IOS que estiver presente nela com o comando “boot flash:nome-do-ios.bin“, se não funcionar ou não houver IOS válido aí não temos outra opção a não ser utilizar o X-Modem. Existem switches com entrada USB, aí você pode copiar o IOS para a flash utilizando um pendrive (copy usbflash0:nome-do-ios.bin flash:).
Utilizando o X-Modem, primeiro lembre-se que por padrão a console tem uma taxa de 9.600 bps e é recomendável aumentar para o máximo de 115.200 bps, você pode fazer isso primeiro no switch com o comando “baud rate 115200“.
Depois você precisará ter o IOS gravado no computador que você está fazendo console ao switch, abrir o Hyperterminal ou programa de terminal que suporte transferência de arquivos via X-Modem, executar o comando no switch “copy xmodem: flash:nome-do-ios.bin” e esperar (dependendo do tamanho da imagem do IOS pode ser bastante!). Veja tela abaixo do Hyperterminal.
Ao final reinicialize o switch e suba o arquivo de configuração backup, caso ele tenha sido apagado da flash.
Você pode subir o arquivo de configuração backup em modo privilegiado com o comando “copy xmodem: startup-config“, o switch vai perguntar se é para gravar na start, dê um entra, depois é só escolher o arquivo no Hyperterminal e enviar para o switch.
Não esqueça também de voltar o console para a velocidade padrão de 9600 bps, você pode já fazer direto em Rom Monitor com o comando “baud rate 9600” ou em modo de configuração da linha de console com o comando “speed 9600“.
line console 0
speed 9600
No final reinicialize mais um vez o switch e estará tudo OK!
É isso aí pessoal, hoje ficamos por aqui e voltamos com mais posts em breve!
Prof Marcelo Nascimento
Equipe DlteC do Brasil
10 Responses
Já tive que usar deste procedimento em um switch da Caixa Econômica,bem legal!
Olá Fausto, agradecemos seu comentário!
Boa noite, estou com certa dificuldade em restaurar, tenho um switch catalyst 2940 8TT-S e realizei todo o procedimento acima. Ele até chega a carregar um pouco a IOS 12.1, porém trava e não vai mais. No switch eu não consegui alterar o baud rate, acredito que seja isso que esteja dando erro. Eu uso um emulado de terminal extraputty. poderia me dar alguma dica técnica? Obrigado e parabéns pelos post’s.
Oi Gabriel, não deve ser o baud rate senão nem apareceria nada na tela, porém se a velocidade for baixa deve demorar muito tempo mesmo.
Ola amigo, voce tem conhecimento com Switchs da Korenix? estou com um um problema enorme aqui, pois pois estou com uns aqui que perderam as configurações e fica somente em uma tela de opção onde nao consigo passa da mesma:
esta é tela que aparece pra mim.
Boot Loader Rev 1.0.0.3 for JetNet5012G (15:58:35, Dec 14 2009)
Firmware Error – Bad Magic Number
Command List:
(0) Setup configuration
(1) Upgrade boot loader
(2) Upgrade firmware
(3) Upgrade flash image
(r) Reset system
Command: 2
Please input file name of firmware : copy tftp 10.0.101.242 b.bin
Usage:
tftpboot- boot image via network using TFTP protocol
and env variables ipaddr and serverip
Firmware size error
Acima mostra quando eu clico na opção 2 e tento qualquer comando pra enviar nao consigo da um erro de envio.
quando eu coloco somente o nome ele nao faz nada… fica como se estivesse pesquisando mais não axa.
abaixo: quando eu digito a tecla “D” (que é a unica tecla q aceita eu digitar) ele pede uma senha… mais fica travado e nao consigo digitar nada.
Command List:
(0) Setup configuration
(1) Upgrade boot loader
(2) Upgrade firmware
(3) Upgrade flash image
(r) Reset system
Command: d
Please Input Password:
Pelo seus conhecimentos vc tem alguma dica a me fornecer… agradeço a ajuda.
Infelizmente não vamos poder ajudar, aqui por enquanto o foco é Cisco.
No meu caso não esta dando certo o procedimento sera se há algum problema no flash?
a transferência não sai dos 0% e quando tento formatar o flash aparece esse erro aí.
lashfs[0]: erasing block, flash handle 0x59f5e20, device 0, offset 0xe00000: Read Verify Failed
flashfs[0]: filesystem marked down. Use “fsck” to recover.
Filesystem “flash:” not formatted — I/O error
Fiz o procedimento e agora meu Switch não esta iniciando mais…todas vez que eu ligo ele carrega a tele com “ÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇÇ” e só fica assim, não aparece nada pra que eu posso inerir os comandos….alguém sebe algum procedimento para que resolver o esse erro?
Normalmente isso é a velocidade (taxa de bit) da console, vai testando velocidades maiores que 9600.
Meu e se eu estiver com um switch que nao esta tendo comunicação nenhuma nem via console, teria alguma forma de recupera-lo fazendo uma regravação por gravador ou algum outro jeito?