Olá amigos, leitores, fãs e alunos da DlteC do Brasil!!! Hoje vamos falar sobre um assunto muito legal e pouco dominado pela galera de Infra de TI: Switch Stacking.
Portanto leia com atenção porque esse tipo de assunto pode te ajudar a se destacar na multidão! #Ficaadica!
Normalmente os switches de acesso são independentes e se você necessita diversos switches em um mesmo ambiente é preciso conectar links entre eles, por exemplo, trunks via Etherchannel com duas portas entre cada switch.
Porém essa conexão em cascata ocupa cabos que poderiam ser utilizados para uplink e até conectar mais hosts.
Por exemplo, se você conecta cada switch de acesso ao switch de distribuição com dois cabos e tem 10 switches de acesso, precisaria um total de 20 portas no switch de distribuição para conectá-los, certo?
E se você pudesse empilhar oito desses switches e conectar dois cabos para a distribuição? Isso com certeza daria uma economia considerável ao projeto, concorda?
Para resolver esse tipo de situação a Cisco disponibiliza as tecnologias StackWise e StackWise Plus, permitindo que vários switches sejam “empilhados” e atuem como um só dispositivo.
A feature de StackWise está disponível nos switches modelos Catalyst 3750-E, 3750-X e 3850.
Além disso, existem outras opções de empilhamento como o FlexStack e FlexStackPlus, as quais estão disponíveis nas linhas 2960-S, 2960-X e 2960-XR.
Na prática, os switches empilháveis possuem entradas especiais para conexão dos cabos de empilhamento (stacking cables), os quais são conectados formando um loop (daisy-chain).
Por exemplo, para conectar 4 switches começamos conectando a porta de stack 2 do primeiro switch com porta de stack 1 do segundo, depois porta 2 do segundo com porta 1 do terceiro, na sequência porta 2 do terceiro com a porta 1 do quarto e fechando o loop porta 2 do quarto com a porta 1 do primeiro.
Veja foto a seguir com o esquema de conexão.
Obs.: Os cabos de stacking não acompanham o chassi do switch!
Quando conectados corretamente, os cabos formam um anel que possibilita que os switches trabalhem com uma taxa de 32Gbps full-duplex (fluxo de tráfego bidirecional total entre dois caminhos lógicos counter-rotating), porém se uma das conexões (cabos de stacking) for rompida a largura de é reduzida em 50% fazendo com que a pilha passe a operar com 16Gbps.
Principais vantagens do StackWise:
- Possibilidade de empilhar até 9 switches em um mesmo stack, por exemplo, com switches de 48 portas temos 432 portas em uma só pilha lógica de switches.
- Você pode abrir o loop para inserir ou retirar switches sem que os demais parem de funcionar, tanto para manutenções como changes na topologia.
- Não é preciso fazer nenhuma configuração para inserção de um novo switch na pilha.
- A pilha vai funcionar como um único dispositivo, tendo apenas um IP de gerenciamento único para todos os switches da pilha e sendo configurada a partir do switch definido como “mestre”.
- Portas de diferentes switches configurados em uma pilha podem ter suas interfaces configuradas em um link chamado Multichassis EtherChannels (MECs).
- Quando os switches precisam enviar quadros entre si eles utilizam o cabo de stacking, ou seja, ao invés de trocar quadros entre portas da maneira convencional é como se os cabos de stacking fossem uma extensão do backplane dos switches.
- Elimina o problema de escalabilidade do diâmetro do protocolo Spanning Tree.
A maior vantagem do switch stacking é reduzir a complexidade de administração, pois a pilha para o gerenciamento acaba sendo como um switch só para o gerenciamento.
Com isso eu termino o artigo e espero que tenha sido útil para você!
Nos ajude compartilhando esse artigo com seus colegas, redes sociais e grupos. Marque a gente com uma hashtag: #dltec, assim podemos saber que você está nos ajudando a compartilhar conhecimento na Internet.
E se você tiver uma dúvida, sugestão ou quiser deixar um elogio tem um campo no final do artigo para seus comentários!
Muito obrigado e até uma próxima!
9 Responses
Excelente explicação… conteúdo oferecido pela Dltec é super completo.
Boa noite.
Fazendo esse tipo de ligações entre os switches cria automaticamente um anel no qual vc pode configurar cada equipamento para atender diferentes áreas com um IP diferente para cada porta… é essa a intenção?
Favor correger se meu raciocínio esta errado
Obrigado
Oi Juan, administrativamente a pilha vira um switch apenas, mas você consegue fazer tudo o que o switch fazia e algumas coisas a mais que falo no artigo.
Gostaria de saber mais detalhes do cisco switch
Professor,
Quando fazemos um “stacking” é possivel ter navegação de internet através do outro switch via DHCP? Sem ser do Master e sim do que está como extensão?
Obrigado!
Oi Jean, a navegação será feita pelo equipamento configurado como gateway da rede e tiver a conexão de Internet nele, não depende da pilha ou do DHCP.
Boa tarde! Teria um tutorial mais completo passo a passo com as configurações?
Boa tarde, é possível fazer a conexão Stack com modelos de Switch difirentes, exemplo: Cisco 3750 com um Cisco 9300?
Oi Alan, não pode, até dá entre uma mesma linha, mas linhas diferentes não dá. Por exemplo, versões de 3750 diferentes até dá.