Olá caros alunos e leitores do nosso blog, nesse post vamos analisar as diferenças do controle de acesso aos meios realizado em redes cabeadas e sem fio através do CSMA/CA.
Em um meio ethernet cabeado, quando usamos HUBs, os computadores competem pelo mesmo meio físico e por isso colisões podem acontecer. Para minimizar o efeito das colisões é utilizado o protocolo CSMA/CD (Half-duplex), o qual atua de maneire reativa, ou seja, após a ocorrência de uma colisão. Portanto, as placas de rede com fio são capazes de detectar e tomar as medidas evasivas que minimizam os efeitos da colisão na rede. Para solucionar esse problema os switches permitem o uso da comunicação Full-Duplex livre de colisões, segmentando a rede.
Em uma rede sem fios (Wireless ou WLAN) não temos cabos ou meios físicos para segmentar as redes e previnir colisões, portanto as colisões irão acontecer mesmo em tecnologias sem fio mais avançadas. Portanto, se dois clientes ou APs transmitirem ao mesmo tempo na mesma faixa de frequência irá acontecer uma colisão e na recepção o sinal não poderá ser decodificado ou reconhecido pelo destino, além disso, como quem transmite não tem a capacidade de “escutar o meio”, como é feito em uma rede cabeada, fica totalmente cego em relação se ocorreu ou não uma colisão. A solução encontrada para esse problema nas WLANs foi o CSMA/CA ou “Carrier Sense Multiple Access with Collision Avoidance” (Acesso múltiplo com verificação de portadora com prevenção de colisão).
O CSMA/CA é um método de controle de acesso ao meio sem fio que, ao contrário do CSMA/CD, antes de transmitir efetivamente um pacote (dados), a estação transmissora avisa sobre a transmissão e em quanto tempo irá realizar a tarefa para prevenir (evitar) que uma colisão ocorra. Por isso o termo “Collision Avoidance” (prevenção de colisão) substituiu o termo “Collision Detection” (detecção de colisão) nas redes sem fio em relação às redes cabeadas, pois nas redes cabeadas existem meios de detectar uma colisão, enquanto em uma rede sem fio não é possível.
Os dispositivos de uma rede (WLAN) devem sentir (ouvir) o meio para verificar alimentação (estímulo de RF acima de certo limite) e esperar até que o meio esteja livre antes de transmitir, ou seja, verificar a portadora. Para evitar as colisões no ambiente sem fio é utilizado um recurso chamado “solicitar para enviar” e “livre para enviar” (Request to Send – RTS / Clear to Send – CTS).
Portanto, o RTS e CTS do CSMA/CA lembra muito o handshake triplo realizado pelo TCP para estabelecer uma conexão antes de iniciar o envio dos segmentos, porém aqui estamos em camada 2.
Por hoje ficamos com esses conhecimentos, espero que vocês tenham gostado e caso tenham alguma sugestão de post é só colocar no comentário que os mais pedidos serão analisados com muito carinho.
Até uma próxima!!!
Se você quer aprender a dominar o mundo das redes se matricule agora mesmo em um dos nosso cursos online. Curso CCNA Network, Curso CCNA Security e Curso CCNA Voice.
A DlteC do Brasil oferece o melhor em treinamentos online para você. Venha estudar conosco.
10 Responses
Muito esclarecedora a explicação sobre CSMA/CA principalmente sobre a diferença com o CSMA/CD. Faço redes no IFMT e em aulas de redes sem fio o blog sempre me ajuda. Parabéns, Prof. Marcelo e obrigado!
Muito esclarecedora a explicação sobre CSMA/CA principalmente sobre a diferença com o CSMA/CD. Faço redes no IFMT e em aulas de redes sem fio o blog sempre me ajuda. Parabéns, Prof. Marcelo e obrigado!
Me surgiu uma dúvida… No caso de provedores via rádio como funciona o csma/ca ? Por exemplo, um AP com 50 clientes conectados, alguns fazendo upload e outros downloads. O AP quando transmite dados para os clientes vai ter que enviar rts para todos os clientes que fazem downloads? E no caso dos clientes fazendo upload vão ter que enviar rts para o AP? Isso não causaria muita lentidão?
Olá Odinei, se usar tecnologia da família 802.11 o controle do acesso ao meio é feito com CSMA/CA e cada AP tem uma capacidade de clientes simultâneos recomendada pelo fabricante, se você segue essa recomendação é para funcionar sem problemas.
Muito bom. Obrigado e parabéns.
Nós que agradecemos a visita e o feedback!
Explicação rápida e eficiente. Parabéns ao artigo. Como estudante para concursos sem ser da área de TI consegui entender perfeitamente. Obrigado !!!
Valeu pelo retorno Rafael!!!!
Excelente explicação, mas me surgiu uma dúvida: Em uma rede wifi, soho, podemos interpretar isso como um domínio de colisão? Ou devido ao CSMA/CA isso não ocorre?
No ponto em que citou 2 clientes ou APs transmitindo em mesma frequência, eu interpretei como uma interferência. Se puder me tirar essa dúvida, fico grato.
De qualquer forma, excelente conteúdo.
Oi Valter, o CA é de Collision Avoidance ou “Evitar Colisões”, ou seja, o protocolo evita que colisões aconteçam porque no ar não tem como detectar!