Olá, vou postar alguns artigos com respostas que damos aos alunos sobre endereçamento IP. O primeiro é sobre quantidade de sub-redes dado um IP e máscara.
Determinando o número de sub-redes dado um endereçamento IP e Máscara.
Para fazer os cálculos quantitativos de endereçamento IP e subrede você deve utilizar as fórmulas mostradas no curso:
– Subredes válidas ou utilizáveis (modelo antigo da Internet que desconsidera a primeira (subnet zero) e a última rede) = 2^n-2
– Subredes totais (quando não vier a palavra redes/subredes utilizáveis ou válidas no enunciado – 99% dos exercícios do CCNA e concursos públicos)= 2^n
O empréstimo significa que voce vai pegar bits 0 da máscara padrão e utilizar como rede, ou seja, vai transformar em bits 1.
Vamos fazer a conta com o exemplo: “Alguém me passa um endereço 148.75.0.0/26, quantas subredes eu terei com essa máscara?”
1) O endereço é classe B, pois convertendo o primeiro octeto (148) para binário fica 10 (10010100).
2) Se o end é classe B a máscara padrão é 255.255.0.0 ou seja /16, tem 16 bits 1 e 16 bits 0.
3) Se você tem no enunciado que a máscara é /26 (255.255.255.192) você emprestou 10 bits para subrede, ou seja, pegou 10 bits 0 da máscara padrão e está utilizando como sub-rede.
4) Utilizando a fórmula 2^n=2^10=1024 subredes totais, se o enunciado falasse em subredes utilizáveis você teria que diminuir 2 (subnet zero e a ultima) e teria 1022 subredes válidas.
Portando note os pontos importantes sobre endereçamento IP:
1) emprestar significa pegar bits 0, que são para definir os hosts na máscara padrão, e utilizar como subrede, transformando-os em bits 1;
2) o número de subredes depende da classe do IP, devido ao número de bits zero disponíveis na máscara padrão;
3) Cuidado se o exercício pede redes utilizáveis ou válidas, que significa que você não pode utilizar a subnet 0 e a ultima.
Pessoal, terminamos o post sobre endereçamento IP por aqui, espero que tenha sido útil e qualquer pergunta deixem no comentário que um dos nossos professores responderão.
Prof. Marcelo Nascimento.
Acesse o curso de “Redes Completo Online” em nossa área Premium.
Aprenda o que todo profissional da área de Redes precisa saber sobre TCP/IP, IPv4, endereçamento IP, sub-redes, VLSM e muito mais.
Clique aqui para ativar o curso e inciar seus estudos em nossa área de membros premium!
Não é membro premium? Clique aqui e saiba mais sobre a DlteC Premium.
9 Responses
Só tenho uma coisa a dizer mt boa a sua explicação professor Marcelo Brezinsky. Estava a pesquisar o motivo dos endereços ip’s terem classes. Por que pra mim só a máscara de sub – rede já bastava para saber a classe do ip. O que não é verdade, pela sua abordagem entendi que a classe de um endereço ip nos ajuda a saber a máscara padrão de subrede dele . E partir daí identificar quantos bits foram emprestados da máscara para então achar a quantidade de subredes.
Enfim, parabéns pela iniciativa de ajudar os outros na área de redes, professor!! E tenho certeza de que deve ser um excelente profissional!! Que Jeová continue a te iluminar com a luz do entendimento!
Boa noite!!
Obrigado pelas suas palavras Deividson!
Caso você queira sugerir outros títulos de artigos e até mesmo que possa ajudar a esclarecer suas dúvidas aceitamos sugestões pela nossá página do facebook: http://www.facebook.com/dltec
Olá Deividson,
Que bom que esse artigo o ajudou. E com relação ao professor Marcelo realmente ele é um excelente profissional.
Se quiser saber mais sobre endereçamento IP e outros conceitos sobre redes avalie nosso curso CCNA Online. O conteúdo foi desenvolvido pelo Prof. Marcelo e ele é um dos tutores que respondem as perguntas dos alunos inscritos no curso. Fica aí a dica…
Abaixo a url da págida dos cursos CCNA que a DlteC diponibiliza.
http://www.dltec.com.br/eshop/pt/cursos-cisco/cisco-ccna.html
Por favor estou com grandes dúvidas de como eh feita essas questões que seguem no anexo(imagem) , me respondam elas(2 e 3).
Por favor estou com grandes dúvidas de como eh feita essas questões que seguem no anexo(imagem) , me respondam elas(2 e 3).
Oi Elisangela, quais são suas dúvidas? Me explique até onde você conseguiu fazer que eu ajudo…
Se você não sabe nem por onde começar recomendo o nosso curso preparatório para o CCENT para aprender definitivamente o assunto: http://goo.gl/zOf4ws
Prof Marcelo Nascimento
DlteC do Brasil
Obrigado pela disposição Marcelo, gostaria que você analisasse a resolução da questão 3 do anexo, por favor. Ela está correta?
ps: resolução nas imagens abaixo
Oi Elisangela, sobre as máscaras estão aparentemente OK, mas o número de hosts tem que diminuir 2, por exemplo, na máscara /22 você escreve embaixo 1024, na realidade são 1022 hosts porque não utilizamos nem a sub-rede nem o broadcast no endereçamento.
Outra sugestão é usar classe A ou B ao invés de C, porque nesse caso você estaria vinculando o exercício com o conceito de roteamento Classless que acredito não ser o intuito pelo enunciado.
Espero ter ajudado,
Prof Marcelo Nascimento
DlteC do Brasil
Obrigado pela disposição Marcelo, gostaria que você analisasse urgente a resolução da questão 3 do anexo, por favor. Ela está correta?
ps: resolução nas imagens abaixo