Nesse artigo vamos falar sobre as principais ferramentas de gerenciamento de Redes que você pode encontrar no mercado, ou seja, ferramentas de gerenciamento de redes que as empresas mais utilizam no seu dia a dia.
Não queremos aqui falar de TODAS, mas apenas as que consideramos principais por encontrar em diversas empresas ou serem utilizadas por alunos do nosso Portal.
Esse artigo foi feito com base no conteúdo do curso Online do Portal da DlteC chamado “Gerenciamento de Redes“.
NAGIOS
Um dos softwares de gerenciamento muito utilizado é o Nagios, fornecido pela NagiosEnterprises que fornece os produtos oficiais, serviços e soluções baseados no Nagios®.
A NagiosEnterprises foi fundada em 2007 por Ethan Galstad. Ethan criou o que mais tarde se tornaria conhecido como Nagios em 1999 e atualmente atua como Presidente da NagiosEnterprises.
O Nagios foi desenvolvido para ser executado no sistema operacional Linux, nas distribuições CentOS e RedHat. Para sua instalação em servidores com Windows Server é necessário a utilização de um uma máquina virtual, com a utilização de um programa de virtualização, tal como VMWare, Hyper-V ou V-Sphere.
As ferramentas disponibilizadas pela Nagios são:
- Nagios XI: software comercial de gerenciamento de TI e de infraestrutura de TI, com duas versões (Standard Edition e Enterprise Edition).A versão Standard ainda necessita de renovação anual de contrato de manutenção e suporte. É possível fazer o download de uma versão trial para 60 dias.
- Nagios Log Server: ferramenta corporativa para monitorização, gestão e análise de mensagens de log, que permite facilmente visualizar, consultar e analisar todos os logs gerados pelos dispositivos monitorados. Possui apenas uma demonstração on-line além da versão comercial, cujo custo dependerá do número de clusters atendidos.
- Nagios Network Analyzer: solução comercial para análise de fluxo dados de rede, fornecendo uma visualização de todo o tráfego de rede, incluindo a utilização de largura de banda. Permite uma proatividade na resolução de falhas, detectando comportamento anormal e descobrindo as ameaças de segurança antes que eles afetem os processos críticos. Também possui uma demonstração on-line além da versão comercial.
- Nagios Fusion: solução para visualização do status operacional da rede, permitindo uma rápida resolução de problemas de infraestrutura. Utilizada pela equipe de operações de TI para obter uma visão centralizada de toda a infraestrutura, permitindo a rápida detecção de problemas, correlação de eventos e resolução de falhas. Também possui uma demonstração on-line além da versão comercial.
- Nagios Core: é a versão open source base para o desenvolvimento do software de monitoração Nagios XI. É uma versão reduzida do software Nagios XI com muito menos funcionalidades, porém disponibilizada sem custo (free).
Com o NagiosCore é possível monitorar todos os componentes de missão crítica da infraestrutura de TI, conforme mostrado na figura abaixo.
É possível obter uma visão centralizada das operações de toda a infraestrutura de TI e informações de status detalhado através da interface web.
Os alertas podem ser escalonados para os diversos níveis hierárquicos da equipe de TI, através de e-mail e SMS, garantindo o rápido acionamento dos responsáveis, para uma rápida recuperação de falhas.
Outras funcionalidades doNagiosCore são:
- Resolução de problemas: Manipuladores de eventos podem reiniciar automaticamente falha de aplicativos, servidores, dispositivos e serviços quando forem encontrados problemas.
- Planejamento proativo: a visualização das tendências permite planejar proativamente os upgrades.
- Relatórios: os relatórios de disponibilidade permitem garantir que os SLAs estão sendo atendidos e relatórios históricos fornecem registro de informações críticas.
- Múltiplas visões: o acesso multiusuário permite que visualizações específicas do usuário sejam configuradas, para garantir que os usuários vejam apenas a informação específica de interesse.
- Arquitetura expansível: múltiplas APIs permitem a integração com aplicações desenvolvidas pela própria empresa, por terceiros ou pela comunidade de desenvolvedores.
ZABBIX
Outro software muito utilizado para a monitoração de redes é o Zabbix, que é distribuído pela Zabbix LLC, baseada nos Estados Unidos, Europa e Japão, cujo CEO e proprietário é Alexei Vladishev.
O foco da Zabbix LLC é o desenvolvimento de software open source para monitoramento de redes e das aplicações. Além disso, a empresa oferece uma ampla gama de serviços profissionais, projetados para atender as demandas de cada negócio, incluindo a implementação, integração, desenvolvimento personalizado e consultoria de serviços, bem como vários programas de treinamento.
O Zabbix é uma das ferramentas de software open source mais populares utilizados para o monitoramento dos recursos de TI. É utilizada por um grande número de empresas devido à sua escalabilidade, alto desempenho, facilidade de uso e custos de propriedade extremamente baixos.
A primeira versão do Zabbix foi desenvolvida em 2001 e em 2005 foi estabelecida como empresa para prover o serviço de suporte especializado para a ferramenta.
Para monitoração de computadores e servidores é necessário a instalação de um agente de monitoração, o Agente Zabbix. Este agente nativo do Zabbix, desenvolvido em linguagem C, pode rodar nos diversos sistemas operacionais, tais como Linux, UNIX e Windows, coletando informações sobre CPU, memória, discos e interfaces de rede.
Como este agente é muito reduzido e demanda baixos recursos, pode ser instalado em equipamentos mesmo com recursos limitados.
As configurações de monitoração são centralizadas no servidor Zabbix, facilitando o gerenciamento do agente Zabbix, utilizando um arquivo com configuração simples em todos os servidores, como pode ser visto nas figuras abaixo, onde temos a instalação em um servidor Linux e em um servidor Windows.
Os agentes Zabbix suportam a verificação passiva (pooling) e ativa (trapping). O Zabbix pode executar verificações em intervalos de tempo periódicos ou em horários específicos.
- Verificação passiva (pooling): o servidor Zabbix faz a requisição de algum parâmetro para o agente Zabbix, que processa a solicitação e retorna o parâmetro solicitado para o servidor Zabbix.
- Verificação ativa (trapping): o agente Zabbix solicita ao servidor Zabbix uma lista de quais são as verificações ativas. Os agentes enviam periodicamente o resultado dos parâmetros listados.
Monitoração de logs: o suporte para monitoração de mensagens de logs e Log de eventos do Windows é uma função nativa do agente Zabbix. Os logs são analisados constantemente pelo agente Zabbix e quando um item definido de busca é identificado, o servidor Zabbix é notificado e pode tomar alguma ação ou enviar automaticamente uma notificação para um usuário ou grupo.
Suporte a WMI: uma função nativa do Zabbix é o suporte ao Windows Management Instrumentation (WMI) permitindo monitorar e tempo real as informações s de sistema e métricas de performance para estações e servidores Windows.
O agente Zabbix também tem suporte ao Ipv6.
O Zabbix permite a detecção de problemas através da definição de níveis de thresholds ajustados automaticamente.
A visualização pode ser feita através de uma única interface web que permite múltiplas formas de visualização dos recursos de TI, incluindo: dashboards, gráficos, mapas de rede, slideshows e relatórios detalhados.
Uma das funcionalidades do Zabbix é a notificação e remediação, através dos seguintes recursos:
- Envio de mensagens.
- Correção de problemas automaticamente.
- Escalonamento de problemas de acordo com níveis de serviço.
- Personalização de mensagens com base no papel do destinatário.
- Personalização de mensagens com tempo de execução e informações de inventário.
OZabbix permite a proteção dos dados utilizandomecanismos de segurança e autenticação, através de:
- Criptografia forte entre todos os componentes do Zabbix.
- Múltiplos métodos de autenticação: Open LDAP, Active Directory.
- Esquema flexível de permissão de usuários.
- O código doZabbixé aberto para auditorias de segurança.
A implementação do Zabbix é realizada de maneira bastante simplificada, com o uso de centenas de templates disponíveis na comunidade de desenvolvedores.
Outra funcionalidade do Zabbix é o auto-discovery que permite a adição, remoção e modificação de elementos automaticamente, através das seguintes funcionalidades:
- Descoberta de rede: varreduras periódicas da rede, descobrindo o tipo de dispositivos, endereço IP, status e outros, executando ações pré-definidas.
- Descoberta em baixo nível: criação automática de itens, triggers e gráficos para os diferentes elementos em cada dispositivo.
- Auto registro dos agentes ativos: início automático da monitoração dos dispositivos com o agente Zabbix instalado.
Com o Zabbix é possível também fazer o monitoramento distribuído, coletando dados de dispositivos mesmo atrás de Firewalls e DMZ.
E com o uso de APIs é possível integrar o ZAbbix com outras aplicações.
Portanto o Zabbix, mesmo na sua versão Open Source que possui menos recursos do que a versão comercial, é uma ferramenta muito eficiente para o gerenciamento de equipamentos e de ativos de rede.
PRTG
O PRTG é uma ferramenta de gerenciamento de redes, baseada em Windows, desenvolvida pela Paessler AG (www.br.paessler.com), que foi fundada em 1997 na região metropolitana de Nuremberg e hoje tem representantes pelo mundo todo, apoiando os parceiros e clientes localmente.
O PRTG NETWORK MONITOR monitora todos os sistemas, dispositivos e aplicativos de uma infraestrutura de TI. Tudo o que é necessário para o monitoramento está contido no PRTG, não são necessitando de downloads adicionais.
Os requisitos para instalação do servidor principal do PRTG dependerão do número de dispositivo e sensores a serem monitorados, na proporção usual de 10 sensores por dispositivo. O hardware deverá ser um x64, com Windows Server 2012 R2,Windows Server 2016 ou Windows 10, com .NET Framework 4.7.2 ou posterior instalado em todos os sistemas que executam o servidor do núcleo do PRTG ou uma sonda PRTG.
O PRTG monitora tráfego, pacotes, aplicações, largura de banda, serviços da cloud, bases de dados, ambientes virtuais, tempo de atividade, portas, IPs, hardware, proteção, serviços web, ambientes físicos, dispositivos IoT e quase tudo o que se possa imaginar.
Tem suporte a SNMP (todas as versões), tecnologias Flow (i.e.NetFlow, jFlow, sFlow), SSH, WMI, Ping, SQL. e APIs (Python, EXE, DLL, PowerShell, VB, Batch Scripting, REST) para integrar todo o restante das demais aplicações.
É possível fazer o dowload gratuito desta ferramenta, sendo que a versão ilimitada ficará operacional por um período de 30 dias, passando então para a versão gratuita, com determinadas limitações. Para a versão completa é necessário fazer a aquisição da versão comercial após o período de teste.
Com o PRTG é possível gerar alertas flexíveis: com 10 formas de geração de alertas, incluindo e-mail, SMS, execução de arquivos EXE, entre outros. Através do PRTG API permite desenvolver as próprias notificações.
Podem ser utilizadas diversas interfaces de usuário:
- Interface web completa: baseada em AJAX com elevados padrões de segurança, com alto desempenho, graças à tecnologia de Aplicação de Página Única (SPA), e ajuste ideal aos seus sistemas graças ao seu projeto responsivo.
- Enterprise Console: aplicativo nativo do Windows para PRTG on-premises, especialmente para várias instalações PRTG.
- Aplicativos para iOS e Android.
- Todas as interfaces de usuário permitem o acesso local e remoto protegido por SSL e podem ser usadas simultaneamente.
Os mapas e Dashboards podem ser customizados, com mais de 300 diferentes objetos, permitindo a monitoração em tempo real com o status de todos os elementos críticos.
Com as PRTG Remote Probes é possível monitorar várias redes, em diferentes locais e redes separadas dentro da própria empresa (por exemplo, DMZ e LAN), obtendo uma visão geral da rede em um ponto central de monitoração.
Podem ser gerados relatórios periódicos ou por demanda, bem como a exportação dos dados de monitoramento nos formatos PDF, HTML, XML ou CSV.
CACTI
O Cacti é uma solução gráfica para redes, projetada para aproveitar o poder de armazenamento de dados do RRDTool e sua funcionalidade gráfica. O Cacti fornece uma rápida coleta de dados, modelagem gráfica avançada, vários métodos de aquisição de dados e recursos de gerenciamento de usuário adicionais. Tudo isto é encapsulado em uma interface intuitiva, fácil de usar que pode ser utilizada para redes LAN de médio porte até redes complexas com milhares de dispositivos.
O Cacti foi desenvolvido para ser executado em uma plataforma Linux, distribuído no modelo de licença GNU(General PublicLicense), necessitando de alguns softwares adicionais para a sua operação.
Os dados coletados são armazenados em um banco de dados MySQL. Portanto, para a instalação do Cacti é necessário instalar o MySQL antes da instalação do servidor Cacti.
A interface do Cacti é desenvolvida em PHP, sendo necessário instalar esta ferramenta de software, bem como um servidor HTTP, para disponibilizar a interface de acesso ao programa.
Por se tratar de um software Open Source, o site doCacti mantém um fórum de discussão que pode auxiliar na instalação e manutenção da ferramenta, bem como o compartilhamento de novos recursos desenvolvidos pela comunidade.
O Cacti apresenta diversas funcionalidades, tais como:
- Número ilimitado de gráficos por host;
- Envio de alertas via email;
- Script personalizado;
- Armazenamento configurável de históricos;
- Rápido resequenciamento dos itens gráficos;
- Suporte completo ao RRDTOOL;
- Suporte ao protocolo SNMP;
- Modelos gráficos pré configurados;
- Gerenciamento totalmente web;
- Multiusuário web com níveis de acessos.
OPMON
O OpMon é um software de monitoramento de infraestrutura de TI desenvolvido por uma empresasediada no Brasil. Permite gerenciar incidentes de forma automatizada, obtendo dados reais e confiáveis sobre a saúde do seu ambiente. Um dos diferenciais do OPMON é o suporte local e em português, com especialistas emgovernança de TI.
O Hardware e Software mínimo recomendado para acesso ao OpMon são:
- Processador Dual Core 2 Ghz ou superior;
- Memória RAM de 2 GB ou superior;
- Disco rígido de 80 Gb;
- Placa de rede de 10 Mbits ou superior;
- Monitor com resolução de 1024 x 768 ou superior;
- Firefox 45.x, Internet Explorer 11.x, Chrome 45.x, Safari 9.x ou superiores;
- Adobe Flash Player 11.3 ou superior.
A ferramenta é disponibilizada em três versões:
- Free (gratuito para sempre): Todas as funcionalidades da versão PRO, monitora até 30 devices, número de serviços e sensores ilimitados.
- OPMON PRO: Com subscrição anual, permite o monitoramento avançado, gráficos em tempo real, análise de causa raiz, notificações email, SMS e App PUSH, monitoramento adaptativo e relatórios avançados
- OPMON 360 (Monitoramento + Smart CMDB): permite a automatização do ambiente, Discovery Full Stack, Gestão de Documentação, Gestão de Configuração, CMDB & Gestão de Mudanças e Single Point ofFailures.
A nova versão do OpMon provê dashboards automáticos que simplificam a gestão de infraestrutura de TI. Permite visualizar os problemas que devem ser resolvidos prioritariamente. É totalmente responsivo aos dispositivos móveis.
Além do poderoso construtor de dashboardscustomizáveis do OpMon, a nova versão integra-secom o Grafana. Isso permite mais possibilidadesde visualização de dados, gestão à vista e maioragilidade na tomada de decisões.
O OpMon fornece recurso para visualização de alertas definidos por cores, de acordo com o nível de criticidade. São 9 cores que identificam diferentes estados: fora, inacessível, crítico, desconhecido, advertência, instabilidade, reconhecido, manutenção e ok.
Outras Ferramentas
Existem diversas outras ferramentas, tais comoSolarWinds, Verax IT Management Suite (ITMS), NetXMS entre outros
Alguns fabricantes de equipamentos também fornecem softwares de gerenciamento, tal como a HP, que disponibiliza diversas ferramentas específicas, tais como:
- HPE OneSphere: plataforma de gerenciamento multinuvem como serviço que simplifica o gerenciamento de ambientes multinuvem e a infraestrutura no local. Por meio de uma visualização unificada, a TI pode compor nuvens híbridas capazes de suportar tanto aplicativos tradicionais como nativos da nuvem.
- Aruba Central e Aruba Airwave: soluções de gerenciamento para a rede sem fio da Aruba, que é a divisão de WiFi da HPE.
- HPE Intelligent Management Center Enterprise: ferramenta de gerenciamento de rede com e sem fio que conta com suporte ao modelo FCAPS, permitindo que a TI faça um gerenciamento de negócios de ponta a ponta, além da expansibilidade da arquitetura do sistema e a acomodação de novas tecnologias e infraestrutura. A plataforma de software Intelligent Management Center (IMC) Enterprise suporta o gerenciamento de dispositivos da Hewlett Packard Enterprise e de terceiros.
Com isso finalizamos mais um artigo e caso você tenha algum comentário, dúvida ou elogio é só utilizar o campo de comentários logo abaixo do artigo!
Obrigado e até uma próxima!
17 Responses
Excelente artigo sobre os software de monitoramento de dados, tem alguns que não conhecia, como estou querendo entrar na area de infra vou estudar alguns desse software.
Complicado e chegar em algumas empresas que o “analista de TI” não sabe nem da existência desses softwares, aí o técnico de operadora tem que ficar ouvindo o dono da empresa porque a rede dele com umas 30 máquinas conectadas oscila de mais e “já trocaram o modem uma 5x e não resolveu o problem
Isso é ruim Luciano por um lado, mas por outro mostra que existe muito mercado e campo para crescimento, pois tem muito amador por aí.
Ótimo artigo professor, atualmente trabalho como operador NOC em uma empresa de telecom, uso algumas dessas ferramentas para uma melhor otimização do meu ambiente de trabalho, uso atualmente o cacti, o zabbix, e o prtg . Estou estudando uma outra ferramenta chamada librenms, achei muito legal as funcionalidades dessa ferramenta.
Legal Harisson, obrigado por compartilhar suas experiências conosco! E quando tiver testado melhor o librenms conta dele pra gente!
Muito bom esse artigo. Parabéns.
Obrigado Rafael!
Tem também o observium que é muito bom também
Excelente artigo, utilizou o zabbix + grafana para visibilidade da rede onde trabalho, as demais ferramentas que mostrou, ja tinha conhecimento, mas para a demanda que tenho, o zabbix caiu como uma luva !! Vou dar uma pesquisada sobre esta aplicação q o colega falou, ver como funciona
Boa noite professor. Sou aluno de vocês e estou me especializando mais e mais graças aos inúmeros cursos oferecidos. Sou programador e analista de rede ( noc) e implementei o ZABBIX e NAGIOS aqui. Uma empresa com 6000 clientes em pppoe e não tinha nenhum monitoramento dos server e concentradores. Vários ativos na rede além de um falso ftth miscigenado com utp e sem monitoramento. Gostaria muito de implementar um PRTG, contudo a quantidade de sensores é limitada nas versões mais simples e as mais completas são caras para os provedores menores.
Está de parabéns pelos artigos. Até o fim do ano, estarei preparado para as certificações da cisco graças a vcs.
olá estou cursando 4ª semestre redes de computadores e vou começar a escrever meu TCC relacionado gerenciamento de redes: monitoramento utilizando softwares poderia me dar sua opinião sobre o assunto?
boa noite, onde trabalho tentei aplica o nagios core, entretanto tem uns switch 3com , e nao consigo , monitorar a memória, fan, entre outros hardware do switch. Se alguem puder tira umas duvida fico grato.
Realmente a variedade de sistemas pra monitoramento da infra é bem grande. Aqui uso o Zabbix majoritariamente e estou bem satisfeito. O que falta mesmo é descobrir uma boa ferramenta pra análise de Flow (seria interessante se também fosse gratuita mas, acho difícil ter).
Artigo super interessante!
Conhecia alguns e outros só ouvia falar. Atiçou a minha curiosidade para fazer alguns treinamentos com todos eles.
Valeu!
Legal que ajudamos Oliver!
muito útil esse artigo, parabéns!!
Valeu Priscila.