Se você ainda não sabe, em fevereiro de 2020 a Cisco vai “matar” TODOS os CCNAs atuais e trocar por uma única e nova certificação CCNA 200-301.
Então quer dizer que não teremos mais CCNAs por tecnologia? O CCNA Cloud, CCNA Collaboration, CCNA Cyber Ops, CCNA Data Center, CCDA, CCNA Industrial, CCNA Routing and Switching, CCNA Security, CCNA Service Provider e CCNA Wireless TODOS ELES IRÃO MORRER depois de 24 de fevereiro de 2020?
É isso mesmo, com exceção do CCNA Devnet, o qual é também uma novidade, agora as demais áreas não terão mais CCNAs específicos e todos eles serão substituídos pela certificação CCNA 200-301.
Você pode estar se perguntando:
“Então esse novo CCNA vai ser GIGANTE para abranger TODAS as áreas que a Cisco matou para deixar apenas um CCNA!!!“
Não será gigante não, pois ela será praticamente o CCNA R&S atual! Leia todo o artigo e você vai descobrir porque, combinado?
O novo Cisco Certified Network Associate (Certificação CCNA 200-301) será uma prova de 120 minutos, terá versões nas línguas Inglesa e Japonesa e para nós que não somos nativos na língua inglesa provavelmente teremos ainda os 30 minutos de “prorrogação”, como já é feito para as provas atuais.
Veja que esse aumento no tempo de prova já é um sinal que a Cisco pretende dificultar as coisas para obtenção da nova certificação CCNA 200-301!
A nova certificação CCNA 200-301 vai testar conhecimentos e habilidades relacionadas aos fundamentos de Redes, acesso às Redes, conectividade IP (IPv4 e IPv6), serviços IP, fundamentos de segurança, automação e “programabilidade” de rede.
Não será exigido curso oficial da Cisco para fazer o novo CCNA, assim como não haverá mais pré-requisito para realizar a nova certificação CCNA 200-301.
Se eu tivesse que resumir o novo CCNA diria que ele é…
… o CCNA R&S atual com algumas pitadas de Wireless, Segurança e “Pogramability” (básico de SDN e automação).
Conteúdo da Nova Certificação CCNA 200-301
A estimativa é que o conteúdo da nova certificação CCNA 200-301 seja maios ou menos 30% menor que a versão atual em sua totalidade.
Comparando o conteúdo do atual CCNA R&S com a nova certificação CCNA 200-301, deve entrar entre 25 a 30% de matérias novas.
Porém você vai ver que novidade mesmo é pouco, pois alguns tópicos foram herdados do CCNA Wireless e CCNA Security.
O novo blueprint (tópicos a serem cobrados na prova) terá os seguintes itens já com seus referidos pesos para a prova de certificação CCNA 200-301:
Note que os três primeiros itens que tratam sobre fundamentos de Redes, acesso às Redes e Conectividade IP somam um total de 65% da nova certificação CCNA 200-301!
Os conteúdos que você não vai mais ouvir falar e nem vai mais cair na nova prova do CCNA 200-301: OSI, VTP, Licenciamento do Cisco IOS, Upgrades do Cisco IOS, Tecnologias WAN (serial, PPP, MPLS, Metro Ethernet…) nem APIC-EM.
Para quem pensava que o IPv4 iria morrer nessa nova prova saiba que ele vai continuar caindo e cálculo de sub-redes IPv4 também!
Em termos de roteamento ficaram apenas a configuração de rotas estáticas IPv4 e IPv6, assim como a configuração do OSPFv2 (apenas para IPv4) Single Area.
Não vai cair mais as configurações do RIPv2, EIGRP e BGP-4 nessa prova, assim como não serão cobrados protocolos de roteamento dinâmicos para IPv6.
A parte de Virtualização e SDN já existiam na versão atual do CCNA R&S, porém foram complementadas nessa nova versão de CCNA 200-301.
Principais Novidades do CCNA 200-301
O que terá de novidade no novo Cisco CCNA 200-301? Veja abaixo:
- Wireless LANs – conceitos e configurações básicas de APs
- Dynamic ARP Inspection e DHCP Snooping
- Arquiteturas de segurança
- Overlay, Underlay, Fabric e DNA Center
Agora vou dar um destaque maior nas novidades da parte de programabilidade e automação, veja os itens novos que entraram em destaque:
- 6.1 Explain how automation impacts network management
- 6.2 Compare traditional networks with controller-based networking
- 6.3 Describe controller-based and software defined architectures (overlay, underlay, and fabric)
- 6.3.a Separation of control plane and data plane
- 6.3.b North-bound and south-bound APIs.3 Describe controller-based and software defined architectures (overlay, underlay, and fabric).2 Compare traditional networks with controller-based networking.3.a Separation of control plane and data plane
- 6.4 Compare traditional campus device management with Cisco DNA Center enabled device management
- 6.5 Describe characteristics of REST-based APIs (CRUD, HTTP verbs, and data encoding)
- 6.6 Recognize the capabilities of configuration management mechanisms Puppet, Chef, and Ansible
- 6.7 Interpret JSON encoded data
O que fazer até a Virada? Vale a pena Estudar o CCNA Routing and Switching atual?
Você não deve se preocupar com essas mudanças se estiver estudando para o CCNA R&S, continue seus estudos!
Seja para uma prova (CCNAX 200-125) ou duas provas (CCENT/ICND-1 100-105 + ICND-2 200-105) continue seus estudos e se puder TIRE SEU CCNA R&S antes da virada em 24/02/2020.
Se você conseguir obter seu CCNA R&S até a virada será uma grande conquista, pois sua certificação será atualizada para a nova certificação CCNA 200-301 e você ainda ganhará um badge confirmando que você conhece roteamento e switching!
Se você não conseguir fazer o exame até a virada, quase tudo o que você estudou vai continuar valendo para o novo CCNA 200-301, pois você viu que a base dele é o CCNA R&S!
Nós vamos lançar o curso com a versão atualizada do CCNA 200-301 antes da virada em fev de 2020, provavelmente até Dezembro de 2019 teremos o curso todo pronto e já liberado para nossos alunos e assinantes no Portal da DlteC.
Conclusão sobre a Certificação CCNA 200-301
Então você se você conhece o histórico das certificações Cisco o que eles fizeram foi voltar ao princípio, onde havia apenas um CCNA!
Sim, já houve uma época onde existia apenas UM CCNA e UM CCNP…
Agora voltamos a ter UM CCNA para as carreiras de tecnologia que estamos acostumados e teremos vários CCNPs com especializações por segmentos de tecnologia.
Como a certificação CCENT vai morrer após a virada, acima você viu o nível Technician vai substituir o nível de entrada e passará a ser o novo Entry Level.
Se você quiser mais informações sobre os demais níveis veja esse artigo abaixo que fala de todas as mudanças:
“Entenda o que Muda nas Certificações Cisco em Fevereiro de 2020“
Se você quiser conhecer um pouco da história de um dos exames de certificação mais famoso do mundo veja esse artigo:
“CCNA – Um pouco da história do exame de certificação da Cisco“
11 Responses
Olá, parabéns pelo artigo. Só gostaria de confirmar uma informação que aparentemente está incorreta. Pelo site da Cisco, parece que a Cyber Ops continua existindo também, pelo menos por enquanto. https://learningnetwork.cisco.com/community/certifications/ccna-cyber-ops
Oi Anderson, as certificações atuais continuam valendo até 23 de fev de 2020… como disse no artigo a partir de 24 de fev de 2020 TUDO MORRE e apenas o CCNA 200-301 fica no lugar deles.
Mas entrando no link vai ver que, diferente das outras, a Cyber Ops não contém o alerta sobre 24 fev de 2020. Por isso surgiu a dúvida se ela vai ser mantida.
Não vai, a Cisco foi clara em seus anúncios informando que TODOS OS CCNAs (incluindo CCENT e CCDA) serão descontinuados na virada. Qualquer coisa veja esse artigo: https://www.dltec.com.br/blog/cisco/entenda-o-que-muda-nas-certificacoes-cisco-em-fevereiro-de-2020/
ótimo artigo, bem esclarecedor, obrigado professor.
De nada!
Caramba acho que vou acabar sendo prejudicado com essa mudança. Faço meu CCNA na Fundação Bradesco no Estado do Amapá o curso é oferecido gratuitamente para interessados, sendo que estou no modulo 2 e o Voucher que é dado gratuitamente eu no caso aluno só pode retirar ao termino do modulo 4. Esse modulo só vai terminar no final de 2020. Conclusão vou ter que pagar a prova do meu bolso antes do termino da validade do CCNA atual que faço, mais de contra partida caso tenha aprovação ganho um upgrade sem precisar fazer a nova prova.
[…] Artigo: Novidades da Certificação CCNA 200-301: O que realmente tem de novo? […]
Boa noite, Marcelo.
Excelente materia, tirou bastante minhas duvidas.
Porém acompanhando o site da Cisco.
Ainda não tem nenhuma atualização sobre essa mudança do Cisco CCNA Ops, que seria apartir de Fevereiro, e já estamos indo para Maio.
https://www.cisco.com/c/en/us/training-events/training-certifications/exams/current-list/200-201-cbrops.html
Será que vai se manter?
Bom dia Prof.
gostaria de saber em relação a prova ser aplicada em inglês, a Dltec tem como ajudar o aluno que não tem afinidade com o inglês a saber interpretar as perguntas durante o curso CCNA?
Existe um curso de Inglês básico chamado Inglês em Vancouver no portal e também um capítulo de preparação final para isso, porém para enfrentar uma prova em inglês você deve ter nível de leitura e interpretação de texto.