Olá caros amigos, leitores do blog e alunos da DlteC, hoje estava navegando pela Internet lendo artigos sobre os 25 anos dessa maravilha da humanidade que é a grande rede e acabei caindo em alguns artigos sobre a história do CCNA, o qual teve sua primeira versão de prova lançada em 1998, quase metade da idade da Internet.
Tudo começa com o CCNA 640-407, o qual tinha entre 60 e 70 perguntas com 75 minutos de prova.
Nele caíam questões de modelo OSI, sub-rede, TCP/IP, AppleTalk, IPX/SPX, Token Ring, ISDN, switches 1900 e por aí vai nos assuntos considerados hoje em dia velharia.
Aí nos idos dos anos 2000 veio a prova 640-507 com poucas mudanças, apenas retiraram AppleTalk e Token Ring e anunciaram a entrada do IOS 12.x, apesar de outras mudanças essas foram as principais.
Por acaso essa que eu fiz (Jun 23, 2003 Exam 640-507 Cisco Certified Network Associate – Passed), porém eu comecei a estudar com o material do 640-407, por isso cheguei a pegar IPX/SPX e algumas coisinhas a mais…
Estou ficando velho mesmo… 😎
Até esse ponto a prova custava 100 dólares, porém mais ou menos em março 2002 lançaram a prova 640-607, foi aqui que comecei a dar aulas na Academia Cisco que ajudei a montar em sua primeira versão no Senai aqui em Curitiba, na época além de professor acabei me tornando o Main Contact.
Nessa versão a Cisco introduziu os laboratórios através de simuladores na prova, pois até a versão anterior não tinha prática, mas em termos de conteúdo não houveram mudanças significativas.
Em 2003 aí sim a coisa começou a mudar com a prova 640-801, até a numeração mudou, além disso foram lançadas as provas 640-821/ICND-1 e 640-811/ICND-2 e o CCNA passou a ter dois caminhos, em prova única ou através das duas provas citadas anteriormente.
Nessa versão de prova saíram alguns tópicos e entraram outros como EIGRP, OSPF single area, configuração de switches Catalyst 2950, etc. As simulações também continuaram e foram aprimoradas.
Aí em outubro de 2007 vem mais uma nova versão, a 640-802.
A Cisco manteve o mesmo esquema de tirar a certificação em uma ou duas provas, porém depois de um tempo transformou a prova do ICND-1 em uma certificação a parte chamada CCENT (Cisco Certified Entry Level) com o ID 640-822, preparando caminho para mudanças mais ousadas em termos de CCNA que veremos mais para frente.
A segunda prova para tirar o CCNA em dois tempos agora passou a ser a 640-816 e continuou a chamar ICND-2.
Nessa nova revisão foram inseridos conceitos avançados de switching, com a configuração do STP, conceitos avançados de EIGRP e OSPF, segurança, troubleshooting, RSTP, wirelles e com isso, em minha humilde opinião de professor, criaram um monstro! Essa prova virou uma verdadeira “salada tecnológica”.
Continuando, por volta de 2008 a Cisco notou que precisava quebrar as disciplinas do CCNA em mais carreiras e assim acompanhar os diferentes CCIEs criados, tais como CCIE Routing and Switching, CCIE Wireless, CCIE Voice, CCIE Security e CCIE Storage.
É bem lógica a mudança, se temos vários caminhos para seguir e diferentes tecnologias no CCIE tanto o CCNA como o CCNP vão ter que seguir a mesma linha, por isso foram anunciados os exames CCNA Security 640-553, CCNA Voice 640-460 e o CCNA Wireless 640-721 inicialmente.
Em 2012 os exames dos CCNAs das outras carreiras foram atualizados para as provas: CCNA Security 640-554, CCNA Wireless 640-722 e CCNA Voice 460-461.
Com tudo isso o 640-802 estava pesado e sem foco real na carreira que era de seu interesse: Routing and Switching.
Aí vem uma nova versão em 2013, a qual atualizamos em nossos cursos online também, a prova 200-120 que passou a se chamar CCNAX ou Interconnecting Cisco Networking Devices: Accelerated.
Opa, olha só, a prova anterior 640-802 era o CCNA Composite, ou seja, todo conteúdo dos livros e exames ICND-1 e ICND-2 em uma prova só, porém agora mudaram de CCNA para CCNAX a prova única.
O ICND-1 continua a certificação CCENT agora com o número 100-101 e o ICND-2 passou a ser o exame 200-101.
Outro fato interessante é que da primeira versão para cá o CCNA R&S subiu de 100 dólares para 290 dólares se for feito em uma prova só (CCNAX) ou 300 dólares se você fizer em duas provas (CCENT+ICND-2).
As provas das outras áreas continuam em 250 dólares.
Mas também com o anúncio das novas versões 200-120/100-101/200-101 a Cisco anuncia que o CCENT agora é o pré-requisito para maioria das carreiras, ou seja, se você quer ir para área de voz não precisa mais ser CCNA R&S, sendo CCENT você já pode prestar o ICOMM (640-461) e ter sua certificação CCNA Voice, por exemplo.
Com isso podemos economizar 150 ou 145 dólares se não quisermos seguir a carreira de Routing and Switching.
Em termos de conteúdo a prova ficou mais focada na carreira de Routing and Switching (R&S) e vários assuntos interessantes entraram, por exemplo, IPv6 com mais profundidade e visão prática, OSPFv3, EIGRPv6, OSPF para IPv4 com mais detalhes, FHRP com os protocolos para redundância no primeiro salto e balanceamento de cargas, troubleshooting com mais estruturação, Netflow e SNMP para gerenciamento da rede, etc.
Dessa vez a revisão ficou realmente interessante e mais adequada ao que vemos que um CCNA precisa para trabalhar com roteadores e switches.
Além disso, nessa mesma época a Cisco começou a lançar vários CCNAs por áreas m diferentes tecnologias.
A última alteração de prova ocorreu em agosto de 2016, onde o CCNA R&S foi atualizado para a versão CCNAX em uma prova com o código 200-125, no valore de 325 dólares.
As provas do CCENT/ICND-1 e ICND-2 passaram para os códigos 100-105 e 200-105 respectivamente, sendo que o valor de cada prova passou para 165 dólares.
Além da carreira de roteamento e switching, temos atualmente CCNAs para diversas áreas, conforme listagem abaixo:
- Cloud
- Collaboration
- Cyber Ops,
- Data Center
- Industrial
- Security
- Service Provider
- Wireless
Além da listagem acima, se contarmos o nível associate como um todo temos ainda o CCDA.
A pouco tempo atrás a Cisco anunciou novas mudanças nas suas certificações, sendo que para os CCNAs com um impacto devastador para uns e animador para outros… a torcida anda meio dividida ainda…
A próxima versão de CCNA virá dia 24 de fevereiro de 2020 e substituirá TODOS os CCNAs anteriores com apenas uma prova chamada CCNA 200-301.
Essa prova será de modelo único, não terá mais opção em duas provas, além disso o nível de entrada CCENT deixa de existir.
Praticamente tudo volta ao início quando tínhamos apenas um CCNA! (rsrs)
O novo CCNA terá como base o CCNA R&S (aproximadamente 70% da prova) com alguns conteúdos de Wireless, Segurança e automação de rede.
Se você quiser saber mais sobre as alterações das certificações da Cisco que ocorrerão em fevereiro de 2020 veja o artigo abaixo:
“Entenda o que Muda nas Certificações Cisco em Fevereiro de 2020“
Bem, já divaguei bastante, contei muita historinha e vou parando por aqui.
Espero que você tenha gostado e usem o campo de comentários abaixo para deixar sua dúvida, sugestão ou até mesmo um elogio!
Abraços e até a próxima!
10 Responses
Parabéns pelo post, era tudo que eu estava procurando !
Marcelo, parabéns pelo post! Excelente conteúdo até mesmo para apresentar em sala de aula.
Irei compartilhar esse link com meus colegas de trabalho. Show!
Obrigado pelo feedback e pelos compartilhamentos Josenilson!!!!
Muito bom conteúdo Marcelo, assim como em suas aulas, não conhecia muito sobre os certificados, agora já tenho base de como funciona, parabéns.
Valeu Mauro!
excelente artigo professor.
Valeu Kelton!
Boa tarde, já ouvi dizer que ao terminar de preencher o formulário com nossos dados já iniciamos com 300 pontos, isso é verdade?
Oi Rafael, nunca ouvi falar nisso e não creio que seja verdade não…
[…] Artigo: CCNA – Um Pouco da História do Exame de Certificação da Cisco […]