Olá pessoal, um problema que nos deparamos em campo como CCNA são roteadores que não inicializam por estarem em ROMMON ou Rom Monitor.
Sabemos que o equipamento está em Rom Monitor devido ao prompt “rommon1>” que aparece na CLI e, além disso, o LED de sistema PWR/SYS fica piscando constantemente. Veja figura abaixo.
Gostaria de acessar TODOS os nossos cursos Cisco e demais áreas como Linux e Telecom por uma parcelinha mensal? Ah, incluindo o material do CCNA, atualmente CCNAX 200-120!
Normalmente o roteador entra nesse modo de operação devido a problemas na carga do IOS, que podem ser:
- Memória flash corrompida, com problema de hardware;
- O IOS carregado está com problemas, pode estar corrompido;
- O IOS pode ter sido apagado;
- O registro de configuração (config register) está configurado errado, com final zero ou um, e deveria ser 0x2102;
- Há comandos de boot system configurados erroneamente, fazendo o roteador inicializar em Rom monitor.
No caso de problema de hardware não há o que fazer, será necessário trocar a memória.
Para verificar se um IOS carregado está íntegro você precisará comparar o MD5 (clique aqui para maiores informações sobre o que é um hash MD5) que foi fornecido pela Cisco com o do baixado no roteador. No site da Cisco você pode verificar o MD5 do IOS no link http://www.cisco.com/cisco/software/navigator.html, para isso é necessário ter um usuário para acessar as informações, ou solicite ao parceiro da Cisco que você comprou os equipamentos o MD5 do IOS. No roteador, ao baixar um IOS na memória flash, você pode calcular o MD5 com o comando “verify”, veja exemplo abaixo:
Router# verify /md5 disk1:
Verify filename []? c7200-js-mz
..................................
..................................
..................................
..................................
..................................
...............................Done!
verify /md5 (disk1:c7200-js-mz) = 0f369ed9e98756f179d4f29d6e7755d3
Outra maneira de executar o comando “verify”:
Router# verify /md5 disk1:c7200-js-mz ? WORD Expected md5 signature <cr> router# verify /md5 disk1:c7200-js-mz 0f369ed9e98756f179d4f29d6e7755d3 .................................. .................................. .................................. .................................. .................................. ...............................Done! Verified (disk1:c7200-js-mz) = 0f369ed9e98756f179d4f29d6e7755d3
O valor grifado em amarelo é o MD5 e deve ser igual ao divulgado no site da Cisco, caso esteja diferente refaça o processo de download do IOS e carga na flash do roteador até que esses valores estejam iguais. Veja que no exemplo de um 7200 o IOS está no “disk1:”, nos roteadores de menor porte normalmente o IOS está na “flash:”.
Para corrigir um problema no registro de configuração, em rommon você pode utilizar o comando “confreg 0x2102” ou “o/r 0x2102” e reinicializar o roteador com o comando “i” ou “reset”. Se o roteador voltar a funcionar o problema realmente era o valor do registro.
Se o roteador não voltar a funcionar pode ser que comandos de boot system foram inseridos erroneamente, por exemplo, “boot system rom” ou especificando um IOS que não existe e depois indo para o comando anterior, assim o router nunca irá subir. Nesse caso você terá que seguir os passos de quebra de senha, para que o router ignore os comandos de boot system que estão na NVRAM e depois os corrija. Não esqueça de no final voltar o registro para 0x2102 ou então a cada reinicialização o router voltará sem configuração. Veja no post abaixo como quebrar a senha de um roteador:
Se o IOS foi apagado ou está corrompido e você precisar baixar um novo sistema operacional estando em Rom Monitor o comando TFTPDNLD terá que ser utilizado. Em alguns roteadores ele não funciona e o XMODEM será a única solução, ou seja, fazer a carga do IOS via a interface de console, o que é bastante demorado. Vamos abaixo ao passo a passo do tftpdnld.
Para fazer o procedimento de recuperação do IOS você necessitará de um servidor TFTP instalado no seu lap-top, como por exemplo o 3com Daemon, o arquivo de IOS gravado na pasta de compartilhamento do servidor de TFTP, um cabo cruzado e um cabo de console.
Primeiro conecte seu lap-top no roteador via console e com um cabo cruzado diretamente em uma das portas LAN do roteador. Abaixo segue o prompt do Rommon e uma saída do comando tftpdnld.
rommon 1 > rommon 2 > tftpdnld Missing or illegal ip address for variable IP_ADDRESS Illegal IP address. usage: tftpdnld [-r] Use this command for disaster recovery only to recover an image via TFTP. Monitor variables are used to set up parameters for the transfer. (Syntax: “VARIABLE_NAME=value” and use “set” to show current variables.) “ctrl-c” or “break” stops the transfer before flash erase begins. The following variables are REQUIRED to be set for tftpdnld: IP_ADDRESS: The IP address for this unit IP_SUBNET_MASK: The subnet mask for this unit DEFAULT_GATEWAY: The default gateway for this unit TFTP_SERVER: The IP address of the server to fetch from TFTP_FILE: The filename to fetch The following variables are OPTIONAL: TFTP_VERBOSE: Print setting. 0=quiet, 1=progress(default), 2=verbose TFTP_RETRY_COUNT: Retry count for ARP and TFTP (default=7) TFTP_TIMEOUT: Overall timeout of operation in seconds (default=7200) TFTP_CHECKSUM: Perform checksum test on image, 0=no, 1=yes (default=1) Command line options: -r: do not write flash, load to DRAM only and launch image
Nesse ponto você deverá fazer as configurações necessárias para fazer a carga do IOS via TFTPDNLD conforme os dados abaixo. Os parâmetros abaixo são apenas um exemplo, pois você deverá utilizar o IP do seu micro em um caso real. O servidor TFTP deve estar instalado no seu micro.
rommon 3 > IP_ADDRESS=10.55.0.200 (ip temporario da fast do router) rommon 4 > IP_SUBNET_MASK=255.255.255.0 (mascara da fast do router) rommon 5 > DEFAULT_GATEWAY=10.55.0.221 (gateway temporario, deve ser o IP do seu lap-top) rommon 6 > TFTP_SERVER=10.55.0.221 (ip da placa de rede ond esta instalado o tftp Server e contem o IOS, preferencialmente o seu lap-top) rommon 7 > TFTP_FILE=C2600-Advsecurityk9-Mz.123-5a.bin (nome do ios completo gravado no servidor TFTP do seu lap-top)
Digite o comando tftpdnld novamente para fazer a carga do IOS e espere aproximadamente 15 minutos para que o roteador complete a tarefa. Caso o comando dê uma mensagem de erro, repita a configuração por inteiro e insira novamente o comando.
rommon 8 > tftpdnld IP_ADDRESS: 10.55.0.200 IP_SUBNET_MASK: 255.255.255.0 DEFAULT_GATEWAY: 10.55.0.221 TFTP_SERVER: 10.55.0.221 TFTP_FILE: C2600-Advsecurityk9-Mz.123-5a.bin Invoke this command for disaster recovery only. WARNING: all existing data in all partitions on flash will be lost! Do you wish to continue? y/n: [n]: y Receiving C2600-Advsecurityk9-Mz.123-5a.bin from 10.55.0.221 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! File reception completed. Copying file C2600-Advsecurityk9-Mz.123-5a.bin to flash. Erasing flash at 0×60fc0000 program flash location 0×60b00000
Ao finalizar o upgrade digite o comando abaixo para reiniciar o roteador com o nova IOS.
rommon 9 > reset
Aguarde o procedimento de inicialização e entre com o comando Show Version para verificar se o procedimento foi realizado com sucesso.
router#sh version Cisco Internetwork Operating System Software IOS ™ C2600 Software (C2600-ADVSECURITYK9-M), Version 12.3(5a), RELEASE SOFTWARE (fc1) Copyright (c) 1986-2003 by cisco Systems, Inc. Compiled Tue 25-Nov 06:00 by kellythw Image text-base: 0×80008098, data-base: 0×812A1560 ROM: System Bootstrap, Version 11.3(2)XA4, RELEASE SOFTWARE (fc1) Router uptime is 1 minute System returned to ROM by reload System image file is “flash:C2600-Advsecurityk9-Mz.123-5a.bin” … saída de commando omitida
Está concluída a recuperação do IOS via TFTPDNLD.
Na prática, um roteador que reinicializou por problemas elétricos ou sofreu várias reinicializações pode entrar em rommon sem estar com o IOS corrompido, por isso, nos casos de encontrar esse problema tente os sequintes passos:
- Reinicialize o roteador algumas vezes (5 no máximo);
- Em rommon, altere o valor do registro de configuração para 0x2102;
- Faça o processo do TFTPDNLD;
- Se com o TFTPDNLD o roteador não subir verifique no arquivo backup da configuração ou na documentação que você recebeu se comandos de boot system podem estar afetando o roteador;
- Faça o processo de quebra de senha para impedir que os comandos de boot system sejam executados, com um “show startup-config” verifique como esses comandos afetam a carga do IOS e altere a configuração corrigindo o problema;
- Se nenhuma das opções acima funcionar troque a memória flash do roteador ou o próprio roteador.
No caso dos roteadores 1800/2800/3800 é mais fácil trocar a flash, pois ela é um cartão compact flash externo. Já nos modelos mais antigos a memória é interna e mais difícil de obter, por isso, normalmente um problema físico nessa memória acarreta a troca do equipamento apresentando defeito.
Além disso, tanto para os roteadores 1800/2800/3800 como para os roteadores da série 1900/2900/3900 existe uma entrada USB que pode facilitar muito o Upgrade e Downgrade de IOS, pois você pode inserir um pen-drive para fazer a troca de arquivos, mas isso é assunto para um outro artigo.
Espero que vocês tenham gostado do post e que vocês não necessitem dele na prática, pois problema de IOS no momento de uma atividade atrapalha bastante!
Bons estudos e até a próxima!
PS: Gostou do artigo e quer nos deixar uma mensagem? É só rolar a página para baixo e deixar seu elogio, dúvida ou sugestão!
Prof Marcelo Nascimento
Dica: o primeiro passo é a certificação CCENT.
Clique aqui e confira nosso Curso que Vai te Colocar no Caminho Certo
5 Responses
Esse cabo cruzado seria o crossover?
Desculpa a pergunta q sou iniciante e peguei um Cisco 827 pra configurar em bridge, e pra ajudar ele está em rommon.
Qual dos cabos você se refere? Para conectar o roteador à placa de rede tem que ser cross, já para conectar à console é um cabo rollover.
Agradecemos o contato.
Prof Marcelo Nascimento
DlteC do Brasil
Vou ter q usar os dois, garimpando achei o ios pra ele, agradeço imensamente sua atenção. Nem todo publisher dá atenção aos comments.
Legal que pudemos ajudar, procuramos sempre ajudar da melhor maneira possível quem nos procura, nem sempre conseguimos agradar a todos, mas agente tenta!
Prof Marcelo Nascimento
DlteC do Brasil
Pessoal da Dltec,
Muito obrigado pelo material e pelas dicas, hoje elas foram muito uteis.
Aproveito para deixar uma dica também. Durante o processo de transferência do ios para flash por modo rommon aconteceu uma falha quando a mesma tentava transferir mais que 32MB. E a nova iOS do meu 2801 tem 49MB. Assim contornei baixando uma outra IOS menor (25MB) e deu tudo certo. Apos isso , fiz o processo normal de copia do tftp para flash da ios que desejava .