Olá pessoal, dando sequência aos posts com dicas de troubleshooting para quem está estudando ou é CCNA.
Uma das situações que nos deparamos normalmente ao tratar de links WAN é “onde está o problema? Em nosso equipamento ou no da Operadora?”.
Para responder à essa pergunta podemos fazer através de testes de Loop a comprovação que o roteador não tem problemas no cabo DTE ou em sua interface serial/E1, pois o loop permite que você envie uma sequência de testes através do ping e receba de novo, podendo analisar se os erros continuam a ser incrementados nas interfaces ou não sem passar pela rede da operadora.
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Veja o princípio nas figuras a seguir.
Lembrem que em um CSU/DSU, modem digital, rádio ou fracionador vamos ter normalmente os seguintes botões de loop para testes:
- LDL: Looping Digital Local – deixa o modem local (instalado no cliente) em looping
- LDR: Looping Digital Remoto – deixa o modem remoto (instalado na prestadora de serviços) em looping
- LAL: Looping Analógico Local – idem LDL só que analógico
A seguir será descrito os passos para testar placas seriais WIC-1T, WIC-2T ou demais modelos conforme melhores práticas da Cisco:
Passo 1) Salve a configuração do roteador e configure o modem da operadora para loop local.
– No roteador entre com o comando “copy start run” para salvar a configuração.
– Pressione o botão “LDL” ou “LAL” no modem. Verifique se o led “test” no modem está aceso (caso existe).
– No roteador verifique o loop com o comando “sh int serial x/x” ela deverá estar com o estado UP/UP (looped).
Passo 2) Configure o encapsulamento HDLC na interface a ser testada.
– entre no modo de configuração: config term
– entre na interface a ser testada: int serial x/x
– configure o encapsulamento HDLC: encap HDLC
– configure o clock: clock rate 64000
– saia do modo de configuração da interface: Ctrl + Z
Passo 3) Configure um endereço IP na interface. Caso já tenha um endereço configurado passe para o próximo passo.
Passo 4) Zere os contadores do roteador.
– use o comando clear counters em modo privilegiado.
Passo 5) Realize os testes de pings abaixo descritos.
Entre com o comando ping (para fazer o ping estendido):
– Target address = endereço IP da interface a ser testada.
– Repeat count = 50
– Datagram size = 1500
– Timeout = pressione ENTER
– Extended cmds = yes
– Source Address = pressione ENTER
– Type of service = pressione ENTER
– Set Df bit in ip header = pressione ENTER
– Validate reply data = pressione ENTER
– Data pattern: 0x0000 (todos zeros)
– Pressione ENTER 3 vezes
Passo 6) Repita o passo anterior para os seguintes padrões de dados (Data pattern no ping estendido).
– DATA PATTERN of 0x1111
– DATA PATTERN of 0xffff
– DATA PATTERN of 0xaaaa
– DATA PATTERN of 0x4040
– DATA PATTERN of 0x8080
– DATA PATTERN of 0x4C4C3
Passo 7) Verifique os resultados.
– Todos os testes de pings devem ter 100% de sucesso.
– Entre com “show int serial x/x”
– Verifique se na interface não existe nenhum erro de CRC e input errors.
Se todos os pings tiveram 100% de sucesso e não existe nenhum erro na interface então tanto a roteador quanto a WIC está funcionando perfeitamente. O problema provavelmente está no CSU/DSU ou para dentro da nuvem da Operadora.
Passo 8 ) Retorne o Roteador e o Modem para o estado original com um reload sem salvar as configurações realizadas.
– Roteador#reload (se o prompt informar que foram realizadas alterações e se você deseja salvar a config insira “no”, ou então você irá salvar as alterações realizadas para o teste).
– Remova o loop do modem.
O passo 8 é fundamental, pois se não seguido corretamente você deixará a unidade em teste “fora do ar”!
Agora vamos analisar como testar uma placa E1. Para isso será necessário um cabo de Loop BNC macho-macho ou um Balloon (figura abaixo), bastando desligar o link do equipamento da operadora e ligar as duas pontas do cabo E1 que sai da placa E1 do roteador Cisco. Veja figura abaixo:
Ao conectar o cabo de loop a placa deve subir e ficar UP e você pode verificar com o comando “show controller E1 x/x”. Agora vamos configurar a controller para fazer os testes de ping e verificar se o E1 está sem problemas de hardware com os comandos abaixo:
Roteador#copy running-config startup-config
Roteador#configure terminal
Enter configuration commands, one per line. End with CNTL/Z.
Roteador(config)#controller e1 0
Roteador(config-controller)#no pri-group timeslots 1-31
Roteador(config-controller)#channel-group 0 timeslots 1-31
Roteador(config)#interface serial 0:0
Roteador(config-if)#encapsulation HDLC
Roteador(config-if)#ip address 192.168.1.1 255.255.255.0 (se a interface já tiver um IP utilize o que está configurado)
Roteador(config-if)#end
Roteador#clear counters
Clear “show interface” counters on all interfaces [confirm]
Roteador#
Execute a mesma sequencia de pings realizada nas interfaces seriais, caso não haja perda de pacotes a interface E1 física está ok e o problema é a configuração ou a nuvem da Operadora.
Ao final dos testes volte as configurações originais com um reload sem salvar as alterações realizadas.
Lembrem que os IP’s e numeração de interfaces utilizados são meramente ilustrativos, verifique os endereços disponíveis para não causar conflitos nos testes.
Espero que esse artigo ajude no seu dia a dia e até o próximo post!
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Prof Marcelo Nascimento
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2 Responses
Muito bom tutorial !
Obrigado Network Odorizzi, peço que divulgue e compartilhe com seus amigos se você realmente gostou, a idéia é realmente ajudar e trocar idéias com meus posts.
Prof Marcelo Nascimento.