Olá alunos e leitores do blog! Hoje vamos continuar a conversa sobre a agregação de links e Etherchannel, para quem não leu a parte 1 clique aqui para ir até lá.
Esse é um artigo dividido em 2 partes sobre “Agregação de Links e Etherchannel com foco no CCNA”.
Parte 1
Aumentando a banda no backbone – Etherchannel para CCNAs R&S – Parte 1 de 2Parte 2 [você está aqui]
Aumentando a banda no backbone – Etherchannel para CCNAs R&S – Parte 2 de 2
Agora vamos analisar a segunda opção para configuração de links agregados chamada de LACP ou Link Aggregation Control Protocol, definido na norma aberta da IEEE 802.3ad, portanto esse é um padrão que podemos utilizar para conectar equipamentos Cisco com switches de outros fabricantes que não suportem o PAgP!
Na prática, ambos os protocolos de agregação de links tem a mesma função de criar um “tubo” através do balanceamento de carga entre os links físicos que serão colocados no grupo de agregação, porém o funcionamento do protocolo, mensagens trocadas e detalhes desse nível que serão diferentes.
Para ativar o LACP em switches Catalyst com Cisco IOS usamos o mesmo comando “channel-group”, porém agora não usaremos mais a opção “ON”, ao invés disso utilizaremos “ACTIVE” em ambos os lados ou um dos lados utilizamos “active” e na outra ponta a opção “passive”, não utilize passive nas duas pontas ou senão os links não conseguirão subir como parte do grupo.
Vamos ver o mesmo exemplo que estudamos na parte 1 agora configurado como LACP.
Os comandos show são os mesmos mostrados na parte 1.
Espero ter ajudado e até um próximo artigo!
One Response
[…] opção que vamos analisar na parte 2 desse artigo é a configuração do protocolo LACP, opção aberta de Etherchannel que funciona entre switches […]